• Matéria: Pedagogia
  • Autor: anapedroza5621
  • Perguntado 8 anos atrás

Para Correia (1991, p. 2) “nem sempre [os PCN] produzem mudanças nas práticas pedagógicas e nas relações sociais estabelecidas entre os agentes implicados na ação educativa”.O autor ressalta, ainda, que as alterações como metodologias inovadoras exigiriam uma ruptura com práticas instaladas, tornando­se, portanto, indispensável analisar o grau e o poder de decisão dos agentes nela envolvidos. Nos processos de mudanças, suscitados nos e pelos órgãos centrais do sistema educativo, os professores e as professoras são tomados como: Escolha uma: a. Consumidores(as) do pragmatismo e da estagnação. b. Consumidores(as) das mudanças e como agentes potenciais de resistência. c. Propagadores de práticas sociais e políticas públicas. d. Perpetuadores(as) de políticas públicas educacionais. e. Incentivadores(as) de práticas sociais exitosas.

Respostas

respondido por: MarciaAguilar
15
Olá!


Na questão é apresentada a função do professor frente às mudanças propostas pelo governo (representados pelos 
órgãos centrais do sistema educativo).


Nesse sentido, Correia (1991) aponta para o duplo papel exercido pelos professores, pois tanto eles serão (1) o público consumidor das mudanças propostas, de forma a efetuá-las em suas práticas docentes, contudo os professores podem (2) apresentar resistência às mudanças propostas pelos órgãos deliberativos de políticas públicas educacionais.


Assim, está correta a alternativa b, quando afirma que 
os professores e as professoras são tomados como consumidores(as) das mudanças e como agentes potenciais de resistência.


Espero ter ajudado!
respondido por: patyfil
9

Resposta:

Consumidores(as) das mudanças e como agentes potenciais de resistência.

Explicação:

Perguntas similares