• Matéria: Direito
  • Autor: KATHARINEEE64691
  • Perguntado 8 anos atrás

normas gerais de circulação e conduta? preciso que me salvem nisso :)

Respostas

respondido por: vitorianovinhap6j3a5
0
Os deveres dos condutores, segundo as Normas Gerais de Circulação e Conduta são:

• Ter pleno domínio do veículo a todo o momento, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito;

• Verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório;

• Certificar-se de que há combustível suficiente para percorrer o percurso desejado.


A conquista do primeiro carro exige uma série de observações, especialmente com as leis de trânsito. Em vias que não possuem sinalização, a preferência é sempre de quem:

• Transitar pela rodovia, quando somente um fluxo vier de uma estrada;

• Circular pela rotatória;

• Vier pela direita do condutor.

As normas de preferência também abrangem ambulâncias, carro de bombeiros ou viaturas policiais.

Quanto ao uso de luzes e faróis, é muito comum os motoristas que acabaram de adquirir um carro não saberem usá-las devidamente. Portanto, veja quando elas devem ser utilizadas:

Luz baixa: durante a noite e no interior de túneis que não possuem iluminação durante o dia.

Luz alta: em vias que não possuem iluminação. Não deve ser usada ao cruzar outro veículo ou ao segui-lo.

Lua alta e baixa (intermitente): apenas usada por um curto período, visando advertir outros motoristas da sua intenção de ultrapassá-los ou então avisar alguém sobre riscos de segurança.

Lanternas: devem ser utilizadas em chuva forte, neblina, cerração ou até mesmo quando o carro estiver estacionado para embarque ou desembarque.

Pisca-alerta: em situação de emergência.

Atente-se sempre ao velocímetro do seu carro. A velocidade é um fator de risco em acidentes de trânsito. Muitas pessoas acham que andando com velocidades altas podem se livrar de várias situações no trânsito. Mas isso é perigoso. Respeite sempre a sinalização de velocidade, não apenas visando não receber multas, mas pela própria segurança.

A velocidade máxima permitida para cada via é sempre indicada por placas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Se não houver sinalização, respeite a lei:


Nas vias urbanas

80km/h - Via de Trânsito Rápido: aquela caracterizada por acessos especiais com o trânsito livre, sem interseções em nível e sem travessia de pedestres em nível.

60km/h - Via Arterial: aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

40km/h - Via Coletora: aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

30km/h - Via Local: aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.


Rodovias

- Para carros e camionetas: 110 km/h.

- Para ônibus e micro-ônibus: 90 km/h.

- Demais veículos: 80 km/h.

Um bom motorista é aquele consciente, que respeita limites de velocidade, sinaliza com antecedência, evita freadas bruscas etc. Esses fatores fazem parte do que chamamos de direção defensiva. Direção defensiva nada mais é do que “dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito”.

As dicas que se aplicam à direção defensiva estão ligadas ao uso do cinto de segurança em todas as vias, crianças menores de dez anos devem ficar no banco de trás com cinto, enquanto os menores de três anos necessitam estar em assentos especiais.
Perguntas similares