• Matéria: Português
  • Autor: khayangamerp6v7rv
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto a seguir:



Democracia enclausurada: um debate crítico sobre a democracia representativa contemporânea.



Manoel Adam Lacayo Valente

Curso: Mestrado em Sociologia
Data de defesa da dissertação: 8 de junho de 2004
Orientadora: Profª Dª Maria Francisca Pinheiro Coelho



Resumo



Esta dissertação tem como objetos de reflexão a democracia representativa contemporânea, a crise de legitimidade que sobre ela se abate e a emergência de um novo paradigma de democracia combinada, que contempla a agregação da dimensão participativa à concepção tradicional de democracia representativa. O estudo examina as principais correntes de pensamento que teorizam sobre a natureza da democracia contemporânea, analisa os fatores que contribuíram para configurar a crise da democracia representativa e procura sistematizar, em termos teóricos, uma concepção viável de democracia para sociedades complexas. A reflexão fundamental que se faz presente ao longo da dissertação é a que põe em xeque a concepção minimalista de democracia que restringe o regime democrático à competição eleitoral. O trabalho dissertativo aponta para a insuficiência dessa concepção e apresenta, a partir do pensamento de estudiosos acadêmicos modernos, um paradigma de democracia que transcende os limites da “democracia eleitoral” e que incorpora elementos participativos substanciais, o que pode vir a caracterizar, por sua singularidade, uma “quarta onda de democratização”. Pelo lado empírico, os dados coligidos no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2002, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo título é “Aprofundar a Democracia num Mundo Fragmentado”, ratificam as ideias analisadas neste trabalho relacionadas à insuficiência democrática da democracia meramente eleitoral.



(Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015)



Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, 2011, p.86). Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “Esta dissertação”, “o estudo” e “o trabalho dissertativo” no resumo apresentado e avalie as afirmativas a seguir.



Assinale a única afirmativa CORRETA:


O tema principal “Esta dissertação” é constituído pelas partes “o estudo” e “o trabalho dissertativo”, sendo assim a progressão temática é feita pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.


A expressão “esta dissertação” é retomada pelas expressões “o estudo” e “o trabalho dissertativo”, assim vemos que a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.


As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.


Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.


Por meio dessas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais pertencentes ao hipertema “Esta dissertação”. Assim, este é o tema global.

Respostas

respondido por: GabrieleXavier10
3
Gente alguém sabe está resposta???????

LilianFM: RESPOSTA CORRETA:A expressão “esta dissertação” é retomada pelas expressões “o estudo” e “o trabalho dissertativo”, assim vemos que a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
respondido por: Hellionay
3
TAMBEM PRECISO DESSA RESPOSTA

GabrieleXavier10: será possível que ninguém sabe está resposta?
LilianFM: RESPOSTA CORRETA: A expressão “esta dissertação” é retomada pelas expressões “o estudo” e “o trabalho dissertativo”, assim vemos que a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.
Perguntas similares