Nomeie as definições tradicionais de sensação e percepção. mencione situações em que a distinçao entre elas podem ser inapropiada
Respostas
Olá.
Sensação e Percepção são definições diferentes, mas que relacionam-se intrinsecamente e se unem, formando um novo conceito, a sensopercepção. A sensação consiste na entrada de estímulos – sejam esses externos ou internos – para que seja feita a percepção. Percepção consiste, basicamente, em nomear e aprender sobre os estímulos com base nos dados que estão na memória – que foram aprendidos anteriormente, ou moldados. A percepção sempre vai ser feita “dentro do cérebro”, pois depende intrinsecamente de um conjunto conexões neurais, que por sua vez dependem de partes específicas do cérebro.
Os estímulos externos são diversos, como por exemplo, estímulos térmicos, visuais, olfatórios, auditivos; enquanto os estímulos internos tendem a ser mais limitados, sendo a dor o tipo de estímulo mais falado, depois dos pensamentos (que são moldados pelo processo supracitado).
Quando se quer tratar do processo de aquisição de conhecimentos – a aprendizagem, o foco tende a ser ligado à sensopercepção, não apenas à sensação ou à percepção, pois em casos de deficiências, essas devem ser analisadas em conjunto, não podendo ser analisadas totalmente de maneira separadas. Ex.: um aluno com dificuldade em compreender matemática pode ter problemas visuais como miopia, astigmatismo, assim como pode ter discalculia ou outras patologias semelhantes.
Quando for avaliar um caso de afasia (indivíduos que apresentam problemas com a linguagem depois um lesão cortical), deve considerar à sensação, mas geralmente, é todo o processo que faz diferença, pois o indivíduo também pode apresentar dificuldades em sentir os estímulos.
Quando tiver casos de indivíduos que não enxergam com uma parte específica do olho, por exemplo, pode tratar-se de um problema da percepção (veja sobre pares de nervos cranianos), assim como pode tratar-se de um problema da adquirir a sensação (foco dos oftalmologistas).
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos