Segundo Aristóteles que viveu em atenas e em outras cidades gregas,o bom exercício de poder político pressupõe:
A) ( ) o confronto social entre ricos e pobres.
B) ( ) a coragem e a bondade dos cidadãos.
C) ( ) uma eficiente organização militar do Estado.
D) ( ) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
E) ( )um pequeno número de habitantes na cidade.
!Marque a alternativa correta !
Respostas
Eis o texto que acompanha a questão:
"É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica." (Aristóteles, "A Política")
A é falsa, pois o que Aristóteles ressalta é que as profundas desigualdades sociais são antes um entrave que um impulso para a política.
B é falsa. Diferente de Platão, que tendia a guiar-se por ideais, Aristóteles defendia um modelo bastante prático para o pensamento filosófico, rejeitando soluções a priori.
C é falsa, uma vez que a política era, para ele, a atuação de homens livres, e não a submissão dos muitos, por meio das armas, a um pequeno grupo.
D é verdadeira, de modo que não deveria nem haver aqueles que, por serem demasiadamente poderosos, se vissem acima das decisões coletivas e nem aqueles que, por serem muito pouco poderosos, se vissem obrigados a concordar com tudo.
E é falsa, sendo mais poderosa uma cidade que contasse com mais habitantes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21091251
Resposta:
alternativa D
Explicação:
alternativa D um pequeno número de habitantes na cidade