Respostas
Olá, tudo bem?
Durante a Pré-história, não existiam relações de produção, pois o ser humano era coletor e nômade. Somente nos períodos finais, quando houve a sedentarização e descoberta da agricultura, foi que houve o início dessa relação.
Na Idade Antiga, as terras eram dos reis ou chefes de estado, que as cediam aos nobres para cultivo sob pagamento de impostos. Muitas vezes a mão de obra era escrava, vinda dos prisioneiros de guerra.
Com as invasões bárbaras ao Império Romano e escassez de escravos de guerra, a produção começou a cair e houve a migração em massa para os feudos, dando início a Idade Média. Nesse período, as terras pertenciam aos senhores feudais, que as cediam aos camponeses, que pagavam impostos e parte da produção.
Já na Idade Moderna, com o fim do feudalismo, as relações econômicas passaram a pautar-se também no comércio e exportação, principalmente com a descoberta das colônias ultramarinas. Inicia-se o processo de desenvolvimento e consolidação do capitalismo.
Desde o início do século XX até os dias de hoje, vê-se a total mudança nas relações de produção, principalmente com a industrialização em massa e avanço tecnológico da robótica, além da mudança nas relações de consumo, com o auge do capitalismo e globalização.
Espero ter ajudado!