Com base em seus conhecimentos e nas opiniões de olavo bilac e Lima Barreto escreva um texto dissertativa argumentativo sobre aspectos positivos e negativos do processo de modernização do Rio de Janeiro, ni início do século xx. em seu texto compare os pontos de vista de cada um dos autores destacando semelhanças e diferenças finalize o texto expressando sua opinião dos impactos da modernização do início do século xx nos diaa de hoje destacando mudanças e permanências
Respostas
A modernização da então capital do país, Rio de janeiro, foi um empreendimento sustentado pelo prefeito da cidade no período, Pereira passos e pelo presidente Campos Sales. A modernização em suma, configurou-se com a retirada de varias pessoas do centro da cidade e fazendo varias reformas para ampliar as ruas e iluminar a cidade nas áreas centrais. Esse empreendimento foi muito elogiado por algumas pessoas e duramente criticado por outras.
Olavo Bilac foi um dos escritores que enfatizaram sua opinião acerca das modernizações. Ele dedicou alguns versos a essas reformas, elogiando o novo aspecto que a cidade estava ganhando. Já Lima Barreto foi uma das pessoas que criticaram as reformas. Mostrando que as reformas acabaram por tirar as pessoas de locais centrais e empurrando-as para os morros. Isso foi feio sem o auxilio de um saneamento, causando danos permanentes.
A consequência dessa reforma sem planejamento reflete na sociedade do Rio de Janeiro até hoje, pois com essas medidas foram criadas as favelas, acumulando vários problemas em um determinado espaço.