Respostas
Durante as primeiras cenas, é apresentada a família Breves, que sobrevivia, com dificuldades, ao meio hostil caracterizado pela pobreza e pela seca, através do cultivo da cana de açúcar, da produção e da venda de rapadura. Nelas, destacam-se o rapaz Tonho e o garoto “menino” – posteriormente batizado de Pacu –, figuras centrais da trama.
brendaEm seguida, ocorre a descrição da guerra de família, que seguia o padrão do ditado popular: “Olho por olho, dente por dente”, travada entre o clã dos Breves e o clã dos Ferreira. Tal conflito foi iniciado pela disputa e pela posse de um minifúndio e se manteve conservado durante décadas, pela autoafirmação dos valores e da honra de cada um dos grupos envolvidos. Esse enfrentamento hereditário, baseava-se no assassinato do filho mais velho da outra família, a qual, após um período de trégua, revidava o ataque, construindo, dessa forma, um ciclo mortal.
Pacu levava uma infância difícil. Trabalhava arduamente junto a Tonho e seus pais na produção de rapadura, assim, pouco tempo sobrava-lhe para distrações e para fazer planos. Questionava-se sobre a realização contínua das mesmas atividades na bolandeira. Em um certo momento, ele fez uma analogia na qual comparava-os com os bois: “A gente parece boi. Roda, roda, roda e não sai do canto”. Um dia encontrou-se com Clara e Salustiano, intérpretes do circo. Ela presenteou-o com um livro, no qual ele visualizava as imagens e produzia suas próprias histórias. Esse livro fez Pacu sonhar em viver no mar. No entanto, o garoto era constantemente cerceado por seus pais.
Tonho torna-se responsável por vingar o sangue do seu irmão Inácio, assassinado em uma emboscada por um integrante do clã dos Ferreira. Ele o faz. Entretanto, passava a correr perigo, porque seria o próximo morto da família Breves. Certo dia, leva Pacu para assistir à apresentação de Clara no circo e apaixona-se por ela. Algum tempo depois, os dois protagonizam uma cena de cumplicidade, na qual Tonho gira Clara no ar durante um dia inteiro. Esse acontecimento provoca-lhe uma reflexão: entregava-se ao amor ou continuafgguva sequenciando aquela sangrenta tradição?
A chegada da chuva marca o fim do ciclo vigente. Ela traz duas consequências importantes: a morte de Pacu, que se sacrifica no lugar de Tonho, por julgar injusto o destino do seu irmão e por acreditar no amor deste com a moça e a ruptura do segmento de assassinatos, o qual Tonho se recusa, a partir daquele momento, protagonizar. Nas últimas cenas, num ato de carinho para com seu irmão, Tonho se dirige ao mar, lugar onde Pacu acreditava encontrar a felicidade