• Matéria: Pedagogia
  • Autor: donafulana
  • Perguntado 8 anos atrás

Avaliar é uma das práticas mais antigas da humanidade. Segundo Luckesi (2005), “tais práticas já estavam inscritas nas pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa, e perduram ainda hoje”. (LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.16. ed. São Paulo: Cortez, 2005.). Nesse contexto, a avaliação dentro da pedagogia: Escolha uma:
a. Pode se identificar de três tipos: jesuítica, comeniana e da sociedade burguesa.
b. Originou-se do latim a + valere, que significa classificar os alunos de acordo com a nota obtida em finais de bimestres.
c. Apresenta características da pedagogia católica e da pedagogia protestante. d. Apresenta características da avaliação tradicional e jesuítica.
e. Resulta apenas dos conhecimentos de Comênio, para quem o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos alunos.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

a. Pode se identificar de três tipos: jesuítica, comeniana e da sociedade burguesa.

As avaliações pedagógicas podem ser do tipo jesuítica, no sentido de se basear somente na perspectiva tradicional do ensino, em que os alunos atuam de forma passiva no processo educativo.

Também pode ser a partir da perspectiva comeniana, que se alinha com a construtivista, enquanto a sociedade burguesa busca a formação elitizada e técnica dos alunos.

Perguntas similares