Respostas
As soluções-tampão são utilizadas para regular a acidez de alguns sistemas, pois resistem às variações do pH quando pequenas quantidades de um ácido ou de uma base são adicionadas a esses sistemas. Os tampões têm importante função nos processos químicos e biológicos, como, por exemplo, a de impedir grandes variações do pH do sangue. Um dos sistemas que contribuem para o tamponamento do sangue é constituído pelas substâncias H2CO3 e NaHCO3. As equações químicas abaixo representam os equilíbrios dessas substâncias no sangue.
H2CO3(aq) ⟺ CO2(g) + H2O(l)
NaHCO3(aq) ⟺ HCO−3(aq) + Na+3(aq)
O pH desse sistema-tampão pode ser calculado pela seguinte expressão:
pH = pKA + log10 [HCO−3][H2CO3]
No sangue, a concentração de ácido carbônico varia com a pressão parcial do CO2. Uma pessoa em repouso respira normalmente. Em determinado momento, porém, ela prende a respiração, ficando em apneia pelo maior tempo que consegue suportar, provocando, daí em diante, hiperventilação pulmonar. As curvas mostradas no gráfico abaixo representam alterações de pH do sangue num determinado período de tempo, a partir do início da apneia.
A única curva que representa as alterações do pH do sangue dessa pessoa, durante a situação descrita, é a identificada pela seguinte letra:
Após a análise do gráfico a letra correta é K.