• Matéria: Português
  • Autor: Brunadaucen
  • Perguntado 8 anos atrás

resumo do livro extraordinário

Respostas

respondido por: deivydhorp6q7t0
106
Auggie é um garotinho extraordinário, de uma maturidade incrível, mas que só quer ser uma criança como qualquer outra. Por que esse é o maior desejo dele? Porque ele nunca se sentiu como os outros. Quando nasceu, Auggie foi diagnosticado com uma doença genética, que deformava seu rosto. Depois de muitas cirurgias, idas e vindas do hospital, o menino não conseguiu jamais conviver com crianças da sua idade. Mas quando seus pais decidem que talvez seja hora de ele ir para a escola, Auggie já sabe que este será seu maior desafio. Em meio a olhares curiosos, piadas cruéis e amigos verdadeiros, Auggie vai construir um verdadeiro manifesto à gentileza, em favor da igualdade e do amor ao próximo.


Quando eu comecei a ler Extraordinário, já tinha conhecimento, por todas as críticas que havia lido do livro, que ia encontrar uma história emocionante, mas não sabia que ele ia mexer tanto assim comigo.


O livro todo é narrado do ponto de vista do Auggie, e eu acho que essa decisão só o deixou ainda mais comovente. Auggie é um garotinho muito maduro, muito consciente, e completamente compreensivo, que encara numa boa a sua situação. Na medida do possível. É claro que é horrível para ele sentir-se estranho e inteiramente deslocado do ambiente, ver as pessoas olhando-o como se ele fosse uma aberração e até mesmo comentando isso em voz alta, muitas vezes. E, sim, em alguns momentos ele chuta o pau da barraca e chora, como qualquer criança faria, e revolta-se com toda a injustiça que ele nem ao menos pediu, ou teve chance de escolher. Mas na maioria das vezes, Auggie é irônico consigo mesmo, faz piada de tudo e é adorável. Isso me encantou logo de início, e eu só fui me apaixonando mais pela personalidade do protagonista no decorrer do livro.


A autora soube muito bem conduzir sua escrita. Não temos uma linguagem rebuscada e adulta, temos palavras simples e vários elementos que condizem exatamente com a faixa etária do Auggie. Seus gostos, suas vontades, e até suas birras, combinam perfeitamente com a infantilidade própria do menino, e acho que R. J. Palacio foi incrível em valorizar essa fase da vida do Auggie. No decorrer dos capítulos, acompanhamos a história do nosso protagonista desde o momento em que seus pais decidem mandá-lo para a a escola até a formatura de quinto ano da turma. Durante esse tempo, senti verdadeira admiração por várias personagens, como o diretor da escola de Auggie, seus melhores amigos, sua irmã Via, seus pais. Mas também tive vontade de entrar no livro e socar alguns personagens na cara, para ver se eles se tocavam do quanto estavam sendo estúpidos. O garoto que perseguia Auggie na escola com certeza seria o primeiro deles. Apesar de não agredir fisicamente o garoto, ele é mal-criado e ofensivo, machucando verbalmente nosso amado protagonista. É muita crueldade pra uma criança, gente!


Outro ponto que eu adorei na história foi a solidez e pureza das relações entre Auggie e seus amigos. Em nenhum momento eles se importaram com a aparência do menino, sempre estiveram ao lado dele, e as melhores partes do livro incluem suas conversas e brincadeiras. Achei comovente o modo como eles se envolveram e cresceram juntos, no decorrer do ano que se passou. O desenvolvimento de Auggie como pessoa também foi visível. Ele começou o livro ainda com uma certa mágoa com relação a sua vida, e ao fim da narrativa vemos um garoto completamente novo, mudado e resistente. Ele passa a se aceitar e se amar, do jeito que é, e isso foi lindo de acompanhar.


O que eu posso dizer da diagramação é que a editora arrasou. No decorrer do livro, temos algumas ilustrações, que condizem com a história, as fontes são medianas e facilitam a leitura. Não encontrei erros de revisão, o que eu sempre considero muito positivo.


Encerro a resenha por aqui, não sem antes afirmar o quanto a história de Auggie me mudou. E tenho certeza que vocês também passarão a ver o mundo e as pessoas de forma diferente depois que lerem o livro. A narrativa é encantadora, delicada e emana pureza, recomendo a todos!



AleatóriaTotal: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
respondido por: Anônimo
149
Só vou te responder pq eu tive um trabalho desses na escola
Vamos lá!

No livro Extraordinário, tinha um garoto, que por dentro era comum, chamado Auggie Pullman, mas o menino passou por sofrimento ao entrar na escola, por causa do bullying, ele nasceu com uma doença chamada Síndrome de Treacher Collins, isso deixava seu rosto com vários defeitos e até dificuldades.
Auggie, enquanto não começava as aulas na escola, sua mãe ensinava ele o básico. Antes de começar as aulas ele teve uma apresentação para entrar no colégio, tinha três crianças para apresentar a escola.
Ele sofreu muito bullying no começo das aulas, descobriu verdades, mentiras, aventuras, e no final de tudo ele percebeu que aquela jornada valeu a pena! O final é de se emocionar, seria uma grande vitória de Auggie, qualquer coisa tem o filme já lançado, e o livro nas vendas.
Boa sorte nos estudos!
Perguntas similares