Uma determinada empresa optante pelo enquadramento lucro real optou pela apuração trimestral, ou seja, a cada três meses deverá levantar o lucro líquido para incidência dos impostos sobre o lucro que são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A dúvida do gestor da empresa é qual a alíquota (percentual) que será cobrado do gestor sobre o lucro líquido referente à CSLL?


25% - Considerada alíquota normal sobre o total da base de cálculo do lucro real sem existir qualquer alíquota adicional sobre a parcela da base de cálculo do lucro real.


15% - Sobre todo a base de cálculo.


15% - Considerada alíquota normal sobre o total da base de cálculo do lucro real.


15% - Sobre a base de cálculo para todas as empresas menos para as instituições financeiras ou assemelhadas que é de 10%.


9% - Sobre a base de cálculo para todas as empresas comerciais.

Respostas

respondido por: alexamendonca
30
9% - Sobre a base de cálculo para todas as empresas comerciais.
Esta é a opção correta corrigida no ava.
respondido por: henriquec1001
2

A alíquota (percentual) que será cobrado do gestor sobre o lucro líquido referente à CSLL será de 9% sobre a base de cálculo para todas as empresas comerciais. O que é mostrado na alternativa E.

A alíquota da CSLL

A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, por isso, a alternativa E está correta.

Já, no caso de  pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização se é cobrado 15% de alíquota, o que não é o caso da empresa citado no contexto do enunciado.

A alíquota se refere a um percentual usado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica, aplicadas em várias situações, como: imposto de renda.

Saiba mais sobre alíquota em:

https://brainly.com.br/tarefa/47246645

Bons estudos!

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares