• Matéria: História
  • Autor: soareseduardamaria
  • Perguntado 8 anos atrás

Na bagagem dos holandeses para o Novo Mundo,veio um nobre intelectual e sua comitiva com pessoas. Quem foi esse homem que mudou totalmente o Nordeste do Brasil?Que legados foram deixados para o Brasil?

Respostas

respondido por: thaliamoura201820
2


✓PRA TE LEMBRAR✓

DIA 23 DE JANEIRO DE 2002, MORRE PIERRE BOURDIEU

 

 

Pierre Bourdieu é considerado um dos maiores pensadores franceses do século XX. Transformou intencionalmente sua vida acadêmica e intelectual em uma arma política e sua sociologia, engajada e profundamente comprometida, como uma  denúncia dos mecanismos de dominação em uma sociedade capitalista injusta. De acordo com sua perspectiva, a sociedade ocidental capitalista é uma sociedade intencionalmente baseada em um desequilíbrio sócio-econômico, onde a consequência óbvia é a perpetuação das mesmas classes privilegiadas nos espaços de poder.

 Sua teoria, desenvolvida ao longo de décadas de pesquisa, e com elevado grau de complexidade, deu-nos instrumentos teóricos preciosos que nos permitem analisar e compreender a realidade social de uma forma anteriormente impossível. Conceitos como habitus, campo, capital, dominação, distinção, violência simbólica, entre outros, constituem o corpo da sua teoria. Sua obra é vastíssima e contou com reflexões que tratavam não somente da sociologia, mas também da cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política. Entre os pensadores que influenciaram sua obra, estão Max Weber e Karl Marx.

Uma das principais contribuições de Bourdieu para a história da sociologia, foi a desconstrução da ideia determinista de que a essência dos indivíduos e seu valor intrínseco é determinado pela natureza ou pela biologia. Bourdieu desenvolve uma teoria sobre os mecanismos sociais ocultos que estão envolvidos na desconstrução das condições que permitem a reprodução (e a mudança) de situações e capacidades socialmente construídas e adquiridas através do tradicional processo de socialização.  Para Bourdieu, são as estruturas sociais que determinam,  em parte, a essência dos indivíduos e essas mesmas estruturas chegam às pessoas de formas diferentes pois  cada uma delas vive em condições sociais, econômicas e  culturais diferentes.

Pierre Félix Bourdieu, nasceu na cidade de Denguin, França, em 01 agosto de 1930,  em uma família de origem campesina. Ao completar seus estudos básicos, mudou-se para Paris, onde estudou na Faculdade de Letras. Em 1954, Pierre Bourdieu formou-se em Filosofia e iniciou sua vida profissional como professor em Moulins. Sua carreira sofreu uma interrupção em função do serviço militar obrigatório que o enviou para a Argélia. Aproveitando-se do deslocamento, assumiu o cargo de professor na Faculdade de Letras da capital do país, Argel. Em 1960, retornou para França e se tornou membro do Centro de Sociologia Européia, no qual ocuparia o cargo de secretário-geral dois anos depois. Suas publicações, entre as décadas de 1960 e 1980,  lhe renderam o título de um dos mais importantes sociólogos do século XX. A repercussão de suas reflexões o levou a lecionar em importantes universidades do mundo. Pierre Bourdieu destacou-se também por propor uma crítica sobre a formação do sociólogo, buscando o que ficou identificado como “Sociologia da Sociologia”.

        Pierre Bourdieu recebeu o título de Doutor honoris causa em três importantes instituições da Europa: na Universidade Livre de Berlim, em 1989, na Universidade Johann Wolfgang Goethe, em 1996, e na Universidade de Atenas, no mesmo ano. Pierre Bourdieu faleceu no dia 23 de janeiro de 2002 , na cidade de Paris,  deixando-nos um legado incomensurável.

Perguntas similares