• Matéria: Psicologia
  • Autor: LuanRosaS
  • Perguntado 8 anos atrás

Definidas no âmbito estatal, as políticas públicas são materializadas pelos governos, mas não se limitam a participantes do quadro oficial, abarcando diversos atores informais e também de diferentes níveis de decisão. São intencionais e refletem tanto os interesses do Estado quanto as demandas populares empreendidas por movimentos sociais. (SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, jul./dez. 2006, p. 20-45. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2017.) Em seu sentido amplo, como as políticas públicas são pensadas e por quem são definidas? Escolha uma:

a. O estabelecimento de todo tipo de políticas públicas resulta de uma disputa de interesses entre movimentos sociais de defesa da mulher, Estado e o poder judiciário.

b. O estabelecimento de políticas públicas resulta sempre de acordos públicos entre os partidos políticos, a administração pública e os movimentos sociais.

c. O estabelecimento de quaisquer políticas públicas resulta de uma disputa de interesses entre empresários, o poder público e as organizações sociais das mulheres.

d. O estabelecimento de políticas públicas resulta de uma disputa de interesses entre Estado, as classes dominantes (detentoras de poder político e econômico) e a sociedade civil (como movimentos sociais populares).

e. O estabelecimento de quaisquer políticas públicas resulta de uma disputa de interesses entre esferas de poder, Estado e as instituições voltadas para o atendimento dos interesses indígenas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
10
Olá!

A resposta correta encontra-se na letra d. O estabelecimento de políticas públicas resulta de uma disputa de interesses entre Estado, as classes dominantes (detentoras de poder político e econômico) e a sociedade civil (como movimentos sociais populares). 


Nesse sentido, observa-se que a implementação das políticas públicas surge da insatisfação de medidas governamentais, representado pelos movimentos sociais, com as classes dominantes e com o Estado.


Desta forma, verifica-se que as políticas públicas, na maioria das vezes, favorece o interesse das classes dominantes, que estão infiltrados em diversos segmentos representativos do Estado.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares