A civilização egípcia cresceu às margens do Rio Nilo, ao Nordeste da África, por volta de 3000 a.C. A sociedade desenvolveu-se a partir da organização de clãs que há muito se firmaram às margens do rio com propósito de plantar e criar animais. Outras evoluções foram promovidas, como a escrita, a religião, a arquitetura, um governo centralizado, o desenvolvimento da agricultara e algumas ciências. O historiador clássico da Grécia Heródoto faz menção ao Egito Antigo como uma região de deserto e de difíceis condições de vida. Entretanto, sobre o Egito, o historiador grego também utiliza expressão "O Egito é uma dádiva do Nilo". Nesse contexto, que contribuições o Rio Nilo proporcionou à existência da sociedade egípcia?
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2017.
a) A existência do rio Nilo com as variações fluviais impulsionou os egípcios a desenvolver eficientes calendários e estruturas, como diques para gerir a distribuição da água.
b) O fato do Rio Nilo banhar o território da região nordeste do continente africano favoreceu o contato entre os povos da Mesopotâmia e a Rota da Seda.
c) A existência do Rio Nilo e do Eufrates favorecia as atividades de comunicação com o Oriente, mas formava uma barreira natural e cultural em relação ao Ocidente.
d) O rio Nilo proporcionou uma barreira cultural em relação às nações do Ocidente, fato que foi chamado de a "Questão do Orientalismo
Respostas
respondido por:
29
a) A existência do rio Nilo com as variações fluviais impulsionou os egípcios a desenvolverem eficientes calendários e estruturas, como diques para gerir a distribuição da água.
respondido por:
7
Resposta: a) A existência do rio Nilo com as variações fluviais impulsionou os egípcios a desenvolverem eficientes calendários e estruturas, como diques para gerir a distribuição da água.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás