• Matéria: Sociologia
  • Autor: brenodearcos
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com uma reportagem do jornal Estadão, publicada em 20 de setembro de 2015, os países da América do Sul declararam estar dispostos a abrirem suas fronteiras para receber uma parte dos refugiados que estão se deslocando da Síria para a União Europeia.

Fonte: . Acesso em: 29 out. 2017.

Enunciado:
A crise migratória que atinge a Europa causa comoção e sensibiliza milhões de pessoas pelo mundo. O que não acontece quanto ao mesmo problema na América Latina. Disserte sobre as crises migratórias latino-americanas e as causas destas migrações.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
42
Olá, tudo bem?

As crises migratórias latino-americanas, geralmente, são de natureza econômica. Estas migrações acontecem por conta de uma grande disparidade de rendas e condições de vida entre países que, geralmente, são próximos. 

Um exemplo de crise migratória latino-americana que ocorre hoje é a crise venezuelana. Por conta de problemas econômicos, milhares de pessoas deixaram a Venezuela e buscaram refúgios nos países vizinhos com melhores condições econômicas, principal o Brasil.

 Outra crise migratória latino-americana é a crise do Haiti, causada por um terremoto. Nestes casos, os migrantes geralmente procuram, também, os países com melhores condições econômicas, mas estas não ocorrem somente por causa da economia, sendo impulsionadas por um desastre natural. No caso do Haiti, o Brasil também foi um dos países mais procurados pelos migrantes.

leoalves87: preciso da resposta
carolew: resposta?
Perguntas similares