O tratamento em piscina terapêutica utiliza alguns princípios físicos da água que direcionam a intervenção do fisioterapeuta, como a flutuação e a densidade da água, que podem facilitar ou fazer resistência aos movimentos, sustentar ou deslocar o corpo. Em um estudo realizado em 2011 e publicado na Revista Einstein, pesquisadores verificaram aspectos relacionados à Hidroterapia que tinham influência no teste de equilíbrio envolvendo manobras funcionais dos pacientes como: levantar-se, caminhar, dar uma volta e sentar-se. Os resultados estão expressos no gráfico a seguir: Interferências de características do setor no teste TUG (Timed Up and Go) referente a mobilidade funcional dos pacientes.
Respostas
Resposta:
Fonte: Adaptado de Santos DGD, Pegoraro ASN, Abrantes CV, Jakaitis F, Gusman S, Bifulco SC. Avaliação da mobilidade funcional do paciente com sequela de AVC após tratamento na piscina terapêutica, utilizando o teste Timed Up and Go. Einstein. 2011; 9(3 Pt 1):302-6.
Analise o gráfico e classifique as afirmativas a seguir com V para verdadeiro e F para falso:
( V ) O entorno da piscina terapêutica pode apresentar riscos à segurança e ao bem-estar do paciente se não for bem planejado.
( V ) A temperatura da água precisa ser considerada para auxiliar nos tratamentos (através das propriedades do calor), mas precisa ser equilibrada com a temperatura do setor para evitar desconfortos.
( V ) De acordo com o gráfico, o frio e o medo de cair foram os dois aspectos mais citados pelos pacientes como comprometedores de seu equilíbrio.
( V ) O fisioterapeuta é responsável pela segurança e equilíbrio do paciente dentro e fora da piscina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Explicação:
TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VERDADEIRAS.
Resposta:
v-v-v-v-v
Explicação: