• Matéria: Filosofia
  • Autor: VivianeFMoragas
  • Perguntado 8 anos atrás

Com base nos filósofos: Aristóteles, Kant e Mill
Responda para cada um deles...

O que é melhor de se fazer (que critério determina isso)? Quais os critérios para avaliar uma ação como "boa ação"?

Qual é a importância da razão (enquanto faculdade do conhecimento )para nortear as ações humanas ???

O que seria uma ação incorreta ("má ação")? Porque as pessoas não agem da melhor maneira? Quais fatores mais influenciam a ação de uma pessoa?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
9
Olá, tudo bem?

Aristóteles, Kant e Mill propõe modelos éticos diferentes. Para Aristóteles, a função da ética é garantir a felicidade (eudaimonia), para Kant é garantir o cumprimento do dever moral (deontologia) e para Mill é maximizar a felicidade e diminuir ao máximo a dor (utilitarismo)

Deste modo, para Aristóteles o melhor a ser feito é aquilo que conduz à felicidade, e este é o critério para Aristóteles, para Kant é o que estiver de acordo com o dever moral (e este é o critério para Kant) e para Mill o que causar o máximo de bondade e o mínimo de sofrimento (e este é o critério para Mill).

Para os três pensadores a razão é instrumental em permitir que descubramos como colocar estes critérios em prática: Para Aristóteles, descobrir o que é a felicidade é o papel da razão, para Kant é descobrir qual é o dever moral. Para Mill é descobrir quais ações maximizam a felicidade.

Uma ação incorreta é uma ação que não está de acordo com os critérios estabelecidos. Uma ação que não nos faz felizes, para Aristóteles, descumpre o dever moral, para Kant, ou causa mais mal que bem, para Mill. E os fatores são subjetivos, sendo que os que mais influenciam são os interesses individuais e as condições sociais.

Perguntas similares