• Matéria: Administração
  • Autor: lidimarabarroso
  • Perguntado 8 anos atrás

Pesquisas realizadas por Prates e Barros levaram à proposta do modelo do sistema de ação cultural brasileiro na gestão empresarial. Tal modelo é constituído de quatro subsistemas, que se referem: à instituição (subsistema formal), ao pessoal (subsistema informal), aos líderes e aos liderados. Esses subsistemas apresentam, por meio de traços culturais comuns, algumas interseções. Na interseção entre os subsistemas líderes e a instituição, ocorre:

Respostas

respondido por: winederrn
57
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

A questão trata do tema ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO, ou se forma simplificada, ESTILOS DE GESTÃO.

Como sabemos, a Administração é uma ciência humana que contribui a cada dia para o crescimento o desenvolvimento das organizações, em tofo o mundo. Neste sentido, a gestão ou administração de um negócio é feita pelo homem, que é ser racional e sujeito às alterações dos ambientes interno e externo.

Na intersecção entre os subsistemas líderes e a instituição, podemos verificar que:

LÍDERES - possuem traços paternais. Nesta lógica, os subordinados obedecem a uma figura paternal, sob pena de serem expulsos do convívio grupal.

INSTITUCIONAL - possuem traços formais. De acordo com o autor, o brasileiro não está muito preocupado com o que pode acontecer no futuro. O brasileiro adota uma postura de imediatismo, sem se preocupar com as questões posteriores.


Espero ter contribuído.
respondido por: danieldomenici
124

A neutralização do conflito.

Perguntas similares