• Matéria: Música
  • Autor: jadymiranda7069
  • Perguntado 8 anos atrás

Violeta Gainza (2004) divide as décadas do século 20 em períodos na educação

musical. Períodos que englobam ou a passividade e intelectualismo, ou o movimento e

atividade, ou a criatividade, ou a integração, ou a troca. Qual alternativa não corresponde a

um dos perídos indicados por Gainza?

Respostas

respondido por: giovannazirondi
0
Olá,

Você esqueceu as alternativas, hein! Bom, de qualquer forma, vamos lá!

Violeta Gainza fez uma divisão em períodos sobre a música no decorrer do século vinte, pautada em seis diferentes categorias, de modo a servir como método para o ensino da musical.

Inicialmente, temos o primeiro período, denominado de "Período dos Precursores", entre as décadas 30 e 40. O mesmo surge como resposta à necessidade de inserir mudanças significativas na educação musical.

Em seguida, temos o segundo período chamado de "
Período dos Métodos Ativos", entre as décadas de 40 e 50. Nele há o reconhecimento das contribuições filosóficas e técnicas que a "Escola Nova" influenciou sobre o ensino musical.

Após, há o terceiro período, "
Período dos Métodos Instrumentais", nas décadas de 50 a 70. Considerado como um dos grandes métodos do século XX, este período enfatiza o destaque que o papel pedagógico e compositor aplica sobre a formação de conjuntos musicais.

O quarto período, classificado como "
Período dos Métodos Criativos", ocorre durante as décadas de 70 e 80. Nele, os estudantes também intervêm como produtores, gerando suas próprias músicas.

O quinto período, denominado "Período de Integração"ocorrente na década de 80, propõe uma integração na música contemporânea, devido ao surgimento de novidades artísticas ocorrentes pela diversificação do panorama cultural e educativo, durante este período.

Por fim, temos o último, chamado por "Período dos Novos Paradigmas", durante década de 90, produzindo uma polarização nas problemáticas educativo-musicais. De um lado há o enfoque pela contínua preocupação pela educação inicial e infantil; de outro há uma primazia pela educação e/ou especializada.

Assim, podemos concluir que "
Período dos Métodos Tecnicistas" é o único método não citado por Violeta Gainza, sendo a de afirmação incorreta.

Bons estudos!
Perguntas similares