• Matéria: ENEM
  • Autor: MariaAlice3929
  • Perguntado 8 anos atrás

Analise o texto a seguir: “A explicação é perfeita! Somos pobres porque fomos fundados pela escória da Europa! Os Estados Unidos são ricos porque tiveram o privilégio da colonização de alto nível da Inglaterra. Adoramos explicações populares: Deus e o diabo, povoamento e exploração, preto e branco. Os livros didáticos consagraram isso e o bloco binário povoamento-exploração penetrou como um amplo e lógico conceito em muitos corações. Os EUA foram destinados por Deus ao sucesso e os latinos condenados ao fracasso pelo peso da origem histórica. Ambos deixavam de ser agentes históricos para serem substituídos ao peso insuperável da vontade divina e da carga do passado.” KARNAL, L; et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 26. Leandro Karnal questiona o modelo de abordagem dicotômica presente nos livros didáticos sobre os modelos de colonização ibérica e inglesa. Na visão do autor em tela, é possível superar essa dicotomia com:

Respostas

respondido por: radulvalac
22
Eu acredito ser a alternativa 5 ou letra E. Questões de organização ligadas as respectivas áreas de colonização inglesas e as falta de organização das áreas de colonização latinas.

radulvalac: Mas posso estar errado.
radulvalac: Em duvida com a letra A.
marjanaroza: Respondi a letra E - a complexidade dos planos coloniais, ou seja, o fato das colônias latinas estarem sujeitas a uma colonização assistemática e desorganizada, ao mesmo tempo em que as colônias inglesas vivenciaram uma colonização organizada e sistemática.
Denhinha179: creio ser a letra E
respondido por: clrigoni
24

Alternativa 3:

o distanciamento da ideia de que nas colônias ibéricas iriam parar os degredados, ao mesmo tempo em que as treze colônias nasceram de uma parte da população inglesa.

ENADE 2014

Perguntas similares