O texto narrativo é um dos mais utilizados na comunicação humana, tanto em termos de compreensão como produção. Sua importância se dá na medida em que ele permeia a nossa experiência. De acordo com (PAREJA, Cleide, 2013, p.71) “No texto narrativo, a coerência está relacionada com a ordem temporal, cronológica, adotada para apresentar os fatos”. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Analise o trecho baixo do conto "Um Apólogo", de Machado de Assis” e assinale a alternativa que condiz com o texto.
"Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? — Deixe-me, senhora. — Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça. — Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros. [...]"
Publicado originalmente na Gazeta de Notícias, em 1855.
Escolha uma:
a. O trecho acima faz uso do discurso direto onde reproduz as palavras do personagem. Funciona como comprovação concreta do fato exposto pelo narrador. Nele a fala do personagem é marcada geralmente por travessão ou aspas.
b. No trecho acima predomina o discurso indireto livre: nesse caso, o narrador mescla o discurso direto e o indireto, sem usar marcações.
c. No trecho acima predomina o discurso indireto onde a fala do personagem é indicada pela voz do narrador. E o discurso direto. Nele a fala do personagem é marcada geralmente por travessão ou aspas.
d. No trecho acima predomina o discurso indireto livre e o discurso direto onde reproduz as palavras do personagem.
e. No trecho acima predomina o discurso indireto onde a fala do personagem é indicada pela voz do narrador.
Respostas
Sobre o tipo de discurso possível afirmar que: O trecho acima faz uso do discurso direto onde reproduz as palavras do personagem. Alternativa A está correta.
Discursos do gênero narrativo
No texto narrativo é possível observar a utilização do discurso direto, já que o narrador reproduz exatamente as palavras utilizadas pelos personagens, como observado em:
- — Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha.
Diferente do discurso indireto, em que o narrador apenas conta ao leitor com suas palavras, o que foi dito pelo personagem. Como exemplo, nota-se a mesma fala utilizada anteriormente caso predominasse no texto um discurso indireto:
- E então o novelo indagou a agulha se esta apresenta uma cabeça, já que segundo ele, apenas os alfinetes possuem uma cabeça.
Leia mais sobre discurso direto em: https://brainly.com.br/tarefa/24871644
#SPJ3
Sobre o discurso do texto, a alternativa correta é a letra A) O trecho acima faz uso do discurso direto onde reproduz as palavras do personagem. Funciona como comprovação concreta do fato exposto pelo narrador. Nele a fala do personagem é marcada geralmente por travessão ou aspas.
O que é o discurso direto?
Podemos dizer que este é o tipo de discurso em que há a reprodução das palavras ou frases proferidas por outro alguém de forma fiel. Esse tipo de discurso normalmente aparece no meio do texto, com a utilização de aspas, dois pontos, travessão, etc. Esses são os modos de se dizer que a fala é de outro alguém.
No texto, é esse tipo de discurso que podemos observar, já que há a reprodução fiel das falas do personagem. Há a comprovação concreta do fato colocado pelo narrador.
Veja mais sobre discurso direto:
https://brainly.com.br/tarefa/5463886
#SPJ3