A infância nada mais é que um artefato social e histórico, e não uma simples entidade biológica. É preciso estudar e revisar o significado de infância na história da sociedade a partir de perspectivas pedagógicas e sociais, para que possamos realizar as devidas análises conjunturais e estruturais que envolvem a criança na sociedade contemporânea no contexto escolar.
Considerando a afirmação acima e a leitura da Unidade I do livro assinale a alternativa correta sobre a infância.
Alternativa 1: Ao pensar na infância deve-se considerar o quanto o fator biológico prevalece sobre o fator social para explicar essa etapa da vida humana. Isto posto, o desenvolvimento da arcada dentária, crescimento e fala são exemplos desse aspecto.
Alternativa 2: É sabido que a maturação biológica deve ser considerada na análise da infância. No entanto, deve-se contextualizar esse momento com as diferentes experiências sociais que uma criança pode enfrentar durante sua infância.
Alternativa 3: Fatores ambientais como família, sociedade, costumes e cultura, possuem grande influência na trajetória da infância. Assim, os aspectos biológicos, como genética, não precisam ser contextualizados durante esse processo.
Alternativa 4: Quando uma criança está na escola deve-se considerar um caminho que foi percorrido por ela antes de entrar nesse ambiente educacional. Para tanto, a forma mais efetiva de realizar isso é considerando a individualidade da criança, como idade sexual e morfológica.
Alternativa 5: Uma intervenção pedagógica considera a criança em seu desenvolvimento integral. Isto posto, entende-se como fatores de análise a biologia do indivíduo como a genética como também a maturação biológica deste.
Respostas
respondido por:
14
a resposta : 2 alternativa
respondido por:
12
Concordo alternativa 2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás