• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carlahammes1
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são as contribuições de Paulo Freire, a partir da educação libertadora, que poderão ser utilizadas pelos professores em seu planejamento; com vistas a alcançar êxito no trabalho em sala de aula?

Respostas

respondido por: Matheusieti
23
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


Para Paulo Freire, a educação libertadora ia na contra-mão da escola tecnicista, visto que o indivíduo não deveria ser tratado como um objeto.

Deste modo, para ser mais exato, na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.

Por isso, para ele, o educador precisa ter um senso abrangente de entendimento sobre o mundo, e, não limitado, visto que isso poderá prejudicar as relações entre aluno e professor, que deve usar da sensibilidade em relação as questões sociais para analisa-las e auxiliar este indivíduo.


Espero ter ajudado;

Um abraço.
respondido por: thaissacordeiro
0

Resposta: Entender que o docente necessita ser um mediador do conhecimento e ter uma vasta visão de mundo que possa compreender as questões sociais dos alunos e ajudá-los.

Explicação:

De acordo com Paulo Freire, considerado o pai da Pedagogia e criador do livro Pedagogia do Oprimido. Defendia a ideia de que a escola precisa ensinar o aluno a fazer uma leitura do mundo, para que assim, consiga transformá-lo.

Por isso, em seu planejamento, deve-se ter um professor que tenha uma vasta leitura sobre o mundo e que funcione como um mediador do conhecimento e que possa entender as questões sociais dos estudantes para que esses consigam mudar o mundo.

Estude também sobre o Ensino de Jovens e Adultos https://brainly.com.br/tarefa/20858143.

Abraços!

Anexos:
Perguntas similares