Respostas
Retas perpendiculares: São retas concorrentes que formam entre si quatro ângulos retos.
Retas paralelas : nunca se cruzam
É nada mais do que restas que estão no mesmo plano...
Imagina uma mesa plana, agora pega vários pedaços de barbante e estende sobre essa mesa de qualquer jeito...
Pronto, você tem varias retas coplanares. Mas se você pegar uma dessas retas e levantar um pouco sobre a altura da mesa ela já estará em outro plano e deixara de ser coplanar...
Retas concorrentes:
Na geometria euclidiana, são chamadas de concorrentes as retas de um plano que têm um único ponto comum. Consequentemente suas direções são diferentes, não havendo paralelismo entre elas.
Um caso particular é o das retas perpendiculares, que se interceptam a 90 graus (ângulo reto)
Retas paralelasSegundo a geometria euclidiana, duas retas distintas de um plano são paralelas (símbolo //), quando não têm um ponto comum.
A proposição 27, de Euclides, dá uma condição suficiente para duas linhas serem paralelas: se uma reta corta outras duas retas de forma que os ângulos alternados sejam iguais, então estas outras duas retas são paralelas. A demonstração é por redução ao absurdo: supondo-se que elas não sejam paralelas, forma-se um triângulo em que um ângulo exterior é igual a um ângulo interior oposto.
Retas perpendicularesA característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto (de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.
Considere duas retas r e s, perpendiculares no ponto C, representadas em um plano cartesiano.
Espero ter ajudado