• Matéria: Português
  • Autor: leonardosipp31ot1crx
  • Perguntado 8 anos atrás

Preciso de um resumo do livro A esperança é da trilogia dos jogos vorazes eu não entendi nada 321 paginas preciso para quarta o resumo se me ajudar agradeço.

Respostas

respondido por: JGWK
10
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão.
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Nesse livro final vamos ter as consequências de toda a história. Como vimos no livro anterior, Katniss explodiu a arena e foi resgatada por um pequeno grupo, com metade dos tributos restantes, e levada para o Distrito 13, que era tido como destruído desde a primeira revolta, que culminou na criação dos Jogos Vorazes. A outra metade, que inclui Peeta e Johanna, foi capturada pela Capital e não se sabe qual foi o destino deles.

Katniss tem que lidar com sua própria mente. A paranoia já vista no livro anterior, vem muito mais forte a respeito da guerra vindoura e em ideias para destruir seu nêmeses, o Presidente Snow. Vinculado a isso, o Distrito 13 deseja usá-la como porta voz da revolução, através de propagandas que eles lançarão no sinal de TV da Capital, para que o povo dos demais Distritos possam se unir a eles rumo à revolução. Cabe a Katniss decidir se fará parte deste plano e rumar, junto aos Distritos, todos unidos, em prol da libertação.

O livro, a meu ver, tem duas partes. A primeira seria todo o conflito interno da Katniss, onde, apesar de já termos alguma ação, a grande ênfase está na cabeça da Katniss e nos pensamentos que a levarão a tomar suas decisões. Na segunda parte seria o foco já na revolução, a invasão à Capital e procedimentos estratégicos tomados pelos times para o combate, culminando na conclusão. Esse era um livro que tinha tudo para fechar essa trilogia de uma forma épica e única, pois a autora nos deu uma protagonista singular, uma trama bem elaborada, com diversas críticas e usando e abusando de ótimos elementos distópicos, fora os personagens bem elaborados da autora (que é o grande marco da dona Suzanne). Mas, para mim, o livro acabou ficando... Fraco.

Não tenho nada contra livros de caráter introspectivo, muito pelo contrário. Acho bacana quando os autores nos permitem explorar a mente dos personagens, pois nos dá uma ideia mais táctil do mesmo, foge da ideia de que “estamos apenas acompanhando seres que não existem”. Porém, a Suzanne pesou a mão na hora de fazer isso com a Katniss, o que não teria problema, se nosso Tordo rebelde não estivesse com a mente focada em uma só coisa: destruir o Presidente Snow. Tudo que ela falava, pensava ou via sempre voltava a esse mesmo ponto, o que fazia a história dar voltas e voltas, parando sempre no mesmo lugar.

Imagino que ela tenha tentado fazer a coisa mais verossímil possível, como a mente de um soldado calejado pelas guerras, o que me faz entender a ideia do que ela quis nos passar, mas isso não muda o fato que ela tornou todo o monólogo mental da Katniss muito enfadonho. E isso ocorre em mais da metade do livro.

Outra coisa que me deixou bem chateado com a história foi justamente a pressa em que a segunda parte aconteceu. Enquanto na primeira parte temos o enfadonho e extenso drama psíquico do Tordo rebelde, a segunda parte acontece coisas demais para páginas de menos, o que culminou em relatos rápidos e mortes de personagens querido tratadas como mortes de figurantes. O excesso de drama em certas partes também me incomodou em certas partes. Por mais que se deseje escrever uma história de caráter verossímil, acho importante dosar a quantidade de carga dramática, para não ficar parecendo um drama mexicano.

leonardosipp31ot1crx: mano você copiou de um site eu já vi o resumo minha professora ela pega no pé estudo em uma escola privada minha media para passar de ano é alta pfv me ajude a a entender
JGWK: Oi desculpe foi o meu primo que pego de um site
JGWK: Oi desculpe foi o meu primo que pego de um site
JGWK: mandou para vc
leonardosipp31ot1crx: ok me ajude se puder agradeço
JGWK: ok vou lê o livro pela a net
leonardosipp31ot1crx: ok sem sites
leonardosipp31ot1crx: vou fazer uma pergunta iguala essa mas valendo muitos pontos
JGWK: Não vou pode responder agr tenho que sai
Perguntas similares