• Matéria: Biologia
  • Autor: fabiovitorjpa
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são os três fatores que devem ser analisados para saber a taxa de água entre outros seres vivos??

Respostas

respondido por: oia5
0

A forma da água deve-se à ligação covalente entre o átomo de oxigénio e os  átomos de hidrogénio (pontes de hidrogénio).

A água apresenta uma fórmula estrutural triangular, não linear, formando os átomos de hidrogénio um ângulo de

Propriedades físicas da água 

Estado Físico
A água encontra-se na Natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Quanto maior for o peso molecular de um composto, maior é a probabilidade de ser um sólido ou um líquido à temperatura de 20ºC. Por sua vez, quanto menor for o seu peso molecular maior será a probabilidade de ser um líquido ou um gás à mesma temperatura.

A água (peso molecular = 18) à temperatura de 20ºC (geralmente considerada temperatura ambiente) encontra-se no líquido. À temperatura de 0ºC, passa do estado sólido ao estado líquido (fusão) e à temperatura de 100ºC passa do estado líquido ao estado gasoso (vaporização).

Ponto Triplo e Ponto Crítico
Ponto triplo: Ponto representativo do equilíbrio entre as três fases da substância (sólido, líquido e gasoso). No caso da água este ocorre à pressão de 0,006 atm e à temperatura de 0,01ºC.
Ponto crítico: Estado correspondente à mais alta temperatura em que a substância é um vapor (água: pressão de 218 atm e temperatura de 374ºC).

Adesão e coesão 
A coesão é a capacidade que uma substância tem para permanecer unida, resistindo à separação. São as pontes de hidrogénio, que unem as moléculas de água, que tornam a água coesa.

Ligações de hidrogénio na água (pontes de hidrogénio)
Uma molécula de água pode estabelecer, no máximo, quatro ligações de hidrogénio. Outras moléculas, como o fluoreto de hidrogénio e o metanol também formam ligações de hidrogénio, mas não apresentam os comportamentos singulares que se observam na água.

A resposta para a aparente diferença entre a água e os demais líquidos que formam ligações de hidrogénio é que, com exceção da água, nenhuma das moléculas que formam ligações de hidrogénio pode formar quatro ligações. Na água, a ordem tetraédrica resultante das quatro ligações de hidrogénio gera uma estrutura aberta e a uma rede de ligações tridimensional, que contrasta com as estruturas de líquidos simples. Uma razão pela qual a água é apropriada para a vida é a de que as suas propriedades únicas ocorrem numa gama de temperaturas compatível com diversos processos biológicos.

Além das forças de coesão, estabelecidas entre moléculas de água, a água também pode aderir a outras moléculas. Isto pode ocorrer graças à sua polaridade. A água tende a atrair e ser atraída por outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outras moléculas polares denomina-se adesão. Essencialmente, a coesão e adesão são a aderência que as moléculas água têm, respetivamente, umas pelas outras e com outras substâncias.

​As moléculas de água não se ligam com moléculas apolares, ou seja, não há adesão. Por isso, a água não se distribui igualmente sobre uma superfície encerada, formando gotículas separadas sobre ela, já que a cera é apolar.

É a coesão que torna a gota de água numa gota
É fácil ver que a gota parece ter uma “pele” que a mantém numa espécie de esfera achatada, resultando da tendência que as moléculas de água têm de se atraírem entre elas (coesão). A gota de água fica presa à extremidade das agulhas de pinheiro, sendo um exemplo da propriedade de adesão. Repare-se que também está em jogo o efeito importante da gravidade, que faz com que as gotas de água de desloquem ao longo da agulha do pinheiro, tentando cair.


A forma natural de uma gota de água ocorre no "estado de menor energia", ou seja, o estado em que os átomos constituintes da molécula usam a menor quantidade de energia. Para a água, este estado acontece quando uma molécula de água é cercada por todos os lados por outras moléculas de água, criando uma esfera ou bola (que, sem influência da gravidade, seria perfeitamente redonda no espaço exterior).

Numa superfície de vidro muito limpa a água ali depositada pode formar uma fina camada, já que as forças moleculares entre o vidro e a água (forças adesivas) são mais fortes que as coesivas.
 
Porque é a água aderente
A água é o mais aderente dos líquidos não-metálicos. A água é aderente, aglutinando-se em gotas por causa das suas propriedades de coesão, mas a química e a eletricidade estão envolvidas a um nível mais detalhado para tornar isso possível. Mais precisamente, é a carga positiva e negativa dos átomos de hidrogénio e oxigénio que compõem as moléculas de água que os torna atraídos uns pelos outros.

Numa molécula de água, os dois átomos de hidrogénio alinham-se ao longo de um lado do átomo de oxigénio, resultando que o outro lado do átomo de oxigénio tem uma ligeira carga negativa, enquanto o lado com os átomos de hidrogénio tem uma ligeira carga positiva. Assim, quando o lado positivo de uma molécula de água se aproxima do lado negativo de outra molécula de água, elas atraem-se, criando uma ligação. Esta natureza bipolar das moléculas de água dá à água a sua natureza coesa.

Perguntas similares