A partir dos sentidos, o homem começou a ter contato com o mundo físico que o cerca. O médico grego Galeno, no século II a.C., sugeriu que as sensações de quente e frio fossem medidas com base em uma escala de quatro divisões.
Após 1300anos, Harme de Berna desenvolveu uma escala de temperatura baseada nas latitudes terrestres. Galileu, utilizando a expansão do ar, desenvolveu um termoscópio com uma escala mais precisa para leitura, dividida em graus de calor.
Com o passar dos tempos e a aquisição de novos conhecimentos, desenvolveram-se termômetros que utilizavam diferentes substâncias- álcool, óleo de linhaça, mercúrio, gás- até os termômetros digitais, sempre acompanhados de diferentes escalas, com maior precisão de leitura, que foram padronizadas e aperfeiçoados -°C e °F, por exemplo- até chegar a uma escala de referencia, kelvin (k), que possui o zero absoluto.
De acordo com o texto, o desenvolvimento do termômetro e das escalas
a) facilitou a leitura da quantidade de energia transferida entre dois corpos,
b) permitiu medir temperaturas mais baixas que o zero absoluto.
c) permitiu que a indústria de construção de termômetros aperfeiçoasse os escalas.
d) aconteceu pela necessidade de o homem comparar qual objeto estava quente ou frio.
e) tornou difícil ao homem adquirir conhecimentos para aperfeiçoar a construção de escalas.
Respostas
respondido por:
97
Resposta:
A resposta é "D"
Explicação:
O aperfeiçoamento dos termômetros não ocorreu pela industria, mas estudos realizados pelos físicos e cientistas, logo a alternativa (C) está incorreta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás