pesquise na Bíblia o episódio da migração hebreia para a Palestina sob a liderança de Moisés. depois discuta com os colegas. o que pode ser considerado histórico ? o que parece de forma figurada e não pode ser comprovado?
Respostas
A migração dos hebreus para Palestina sob a liderença de Moisés é descrita na Bíblia no antigo testamento, mais especificamente no livro de Êxodo, que quer dizer deixar permanentemente uma localidade, migrar para outra para lá viver.
Alguns dados que podem ser considerados históricos são a própria migração hebreia, que ocorreu, e a organização social que eles formavam.
Eventos como a abertura do Mar Vermelho, o recebimento dos 10 Mandamentos, enviados por Deus à Moisés e as vezes em que Deus fala com Moisés podem se tratar apenas de metáforas e, de qualquer modo, não podem ser comprovados pela história.
Olá!
A bíblia conta que moisés teria sido o único sobrevivente de um massacre de bebês e hebreus no sexo masculino, ordenado pelo faraó, identificado por alguns como Ramsés II. Colocado em uma cesta nas águas do Nilo, acabou descoberto por uma das filhas do farol e foi criado no palácio. Já adulto recebeu a revelação divina de que era hebreu e tinha por missão libertar o seu povo do cativeiro egípcio e levá-lo de volta palestina (a Terra prometida).
O que parece de forma figurada é que na história Moisés recebeu a verdade divina de que era hebreu e que quando o mesmo é atribuido ao papel de legislador do judaismo incluindo a redação do Pentateuco (os primeiros livros do Antigo Testamento) e os Dez mandamentos (as tábuas da lei), recebe diretamente de Deus as coisas que foram ditas acima no monte Sinai, segundo a Bíblia.