Respostas
respondido por:
124
É fundamental que haja cuidado e que sua concentração seja isotônica em relação ao sangue, porque se for hipertônico fará com que as células por osmose se "desidratem " e acabem morrendo por isso, e se for hipotônico fará com que as hemáceas "absorvam" água, também por osmose, ocasionando na lise celular.
genivan3:
Muito obrigado vlw mesmo
respondido por:
16
É essencial ter cuidado com a concentração das soluções administradas via endovenosa porque estas podem causar efeitos adversos quando mal administradas.
A concentração das soluções é classificada em relação ao sangue, logo, podem ser:
- Isotônicas: estas soluções possuem a mesma concentração que o plasma sanguíneo. Desta forma, não causam efeitos diretos no interstício. Como exemplo de solução isotônica, temos o cloreto de sódio a 0,9%.
- Hipotônicas: neste tipo de solução a concentração de soluto é mais baixa do que a encontrada no sangue, o que faz com que as células absorvam o líquido intersticial. Um exemplo de solução hipotônica é a solução glicosada 2,5%.
- Hipertônicas: as soluções hipertônicas possuem concentração maior do que a do sangue, de forma que o líquido é retirado da célula em direção ao interstício.
Ressalta-se que não existe uma solução que deva ser utilizada em todas as ocasiões. É necessário avaliar o quadro do paciente para obter evidências sobre qual solução será mais adequada.
Leia mais sobre concentrações de soluções em:
https://brainly.com.br/tarefa/20537089
https://brainly.com.br/tarefa/2154751
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás