Os estudos sobre a teoria da burocracia contemplam, entre outros aspectos, indicadores sobre sua importância como forma de organização das atividades humanas. Sua estruturação, como teoria propriamente dita, para a administração, se deu a partir dos estudos realizados por Max Weber. Com a revolução industrial foi preciso que os processos organizacionais fossem racionalizados, a partir do uso de ferramentas que viessem a apoiar a manutenção do controle sobre os funcionários. Nesse aspecto, a teoria da burocracia foi importante no desenvolvimento estruturado das organizações.​



STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: UniCesumar, 2018.



Quanto a teoria da burocracia, avalie as afirmativas a seguir:


I. Essa teoria possui o que os estudiosos chamam de disfunções ou anomalias, sendo a despersonalização do relacionamento uma dessas anamolias.

II. Nos moldes originais, a burocracia apresentava entre suas características, a divisão do trabalho.

III. A impessoalidade é outra característica da teoria da burocracia.

IV. A legitimidade, a racionalidade, a disciplina e a limitação de alcance, caracterizam-se como requisitos para uma organização eficiente.



Respostas

respondido por: drikahas
3
Na minha opiniao II e III

gilsonp7a22z: tambem acho II III
arthurlavip7eoqs: Acho que todas estão corretas I, II, III e IV conforme a pag 69 e 70 do livro.
Msari: Acho que todas estão corretas. Pag 70, citação de weber diz que "a organização para ser eficiente exige um tipo especial de legitimidade, racionalidade, disciplina e limitação de alcance".
Msari: Mais abaixo Merton dá nome às disfunções da burocracia, designando as anomalias de funcionamento, e cita a 4, que é a despersonalizacao do relacionamento.
Perguntas similares