• Matéria: ENEM
  • Autor: isauliana7544
  • Perguntado 8 anos atrás

Platão considerou que Heráclito tinha razão no que se refere ao mundo material ou físico, isto é, ao mundo dos seres corporais, pois a matéria é o que está sujeito a mudanças contínuas e a oposições internas. Heráclito está certo no que diz respeito ao mundo de nossas sensações, percepções e opiniões: o mundo natural ou material é o devir permanente. No entanto, dizia Platão, esse mundo é uma aparência, é uma cópia ou sombra do mundo verdadeiro e real e, nesse, Parmênides é quem tem razão. O mundo verdadeiro é o das essências imutáveis, sem contradições nem oposições, sem transformação, onde nenhum ser passa para o seu contraditório. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2003, p. 229. Tradicionalmente, há interpretações de que Platão propôs um método para que possamos obter co- nhecimento a partir dos dois mundos apresentados pelo texto. Tal método pode ser identificado com A a ciência, que, através de uma observação minuciosa dos fatos empíricos, poderia propor leis imutáveis que explicariam as supostas oposições do mundo e revelariam sua essência. B a dialética, que discute opiniões contrárias e contraditórias para que o pensamento e a linguagem passem da contradição entre as aparências à identidade de uma essência. C a estética, que buscaria sensibilizar os indivíduos progressivamente acerca das contradições do mundo através da exposição às obras de arte, revelando sensivelmente a identidade do mundo. D a maiêutica, movimento pelo qual o filósofo transmite o seu conhecimento acumulado acerca do mundo real para as pessoas comuns, sendo estas desprovidas de conhecimento. E a vida política, que buscaria através do diálogo democrático levar em consideração todas as opiniões, de forma a sintetizá-las em um discurso verdadeiro e consensual.

Respostas

respondido por: Garcias29
6
Resposta letra "B"


A dialética é uma dada ideia ou opinião que possuem opostos, sendo que esses opostos precisam dialogar para chegar a um consenso.


A partir do dialogo, as opiniões contraditórias ou diferentes vão ao poucos chegando a um entendimento comum, esse diálogo é uma forma de fazer uma separação entre as ideias e encontrar caminhos para estabelecer uma mesma opinião.

A dialética foi estabelecida por Platão por meio das concepções de Parmênides e Heráclito. Sendo desenvolvidas outras concepções através do pensamento de Aristóteles.


respondido por: lameirajenival
1

Resposta:

obtigado

Explicação:

Perguntas similares