(Pucrj 2017) Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente. Assinale a alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.
Respostas
Você esqueceu de providenciar as alternativas. São elas:
(A) Dar continuidade ao pensamento medieval, em particular aos preceitos da Escolástica que apregoava a conciliação da fé cristã com a razão fundada na tradição grega de Platão e Aristóteles.
(B) Tomar como fundamento exclusivamente as Escrituras Sagradas – o Antigo e o Novo Testamento – na medida em que as formas culturais deveriam estar a serviço da religião.
(C) Inspirar-se na arte e na cultura da civilização greco-romana que teria sido desvalorizada pelo pensamento medieval, o qual limitava a liberdade do indivíduo.
(D) Imitar fielmente as atitudes dos homens da antiguidade, em seu modo de escrever, falar, esculpir, pintar, construir, se vestir, entre outras. Assim, sentiam-se alcançando as glórias do passado.
(E) Reagir ao movimento que defendia a autoridade do presente em relação ao Antigo e exigia uma ruptura total com o passado
As alternativas A e B podem ser facilmente descartadas. Os artistas do renascimento e os humanistas (da Vinci, Botticelli, entre outros) se posicionavam contra uma ordem teológica do mundo.
A alternativa C está correta, pois os humanistas e os artistas do renascimento viam na Grécia antiga e em Roma uma sociedade que permitia ao homem ser mais livre, mais dono de si mesmo e menos presa de dogmas religiosos.
Sendo assim, buscavam recuperá-la em filosofia e em arte. Obras como o David, de Michelângelo, deixam bastante clara a inspiração.
A alternativa D está incorreta, pois eles apenas pretendiam se inspirar nas ideias greco-romanas, e não imitar completamente seu estilo de vida.
A alternativa E também está incorreta, pois não trata do tema perguntado.
(A) Dar continuidade ao pensamento medieval, em particular aos preceitos da Escolástica que apregoava a conciliação da fé cristã com a razão fundada na tradição grega de Platão e Aristóteles.
Falso. O Renascimento era crítico do pensamento medieval, por considerá-lo preso ao obscurantismo.
(B) Tomar como fundamento exclusivamente as Escrituras Sagradas – o Antigo e o Novo Testamento – na medida em que as formas culturais deveriam estar a serviço da religião.
Falso. O Renascimento buscava inspiração no pensamento greco-romano.
(C) Inspirar-se na arte e na cultura da civilização greco-romana que teria sido desvalorizada pelo pensamento medieval, o qual limitava a liberdade do indivíduo.
Correto. Os Renascentistas propunham uma retomada do pensamento greco-romano.
(D) Imitar fielmente as atitudes dos homens da antiguidade, em seu modo de escrever, falar, esculpir, pintar, construir, se vestir, entre outras. Assim, sentiam-se alcançando as glórias do passado.
Falso. Os Renascentistas tomavam os antigos como inspiração para sua produção.
(E) Reagir ao movimento que defendia a autoridade do presente em relação ao Antigo e exigia uma ruptura total com o passado
Falso. Era uma retomada do passado sob uma ótica renovada.
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Em anexo, obra do renascimento italiano.