• Matéria: História
  • Autor: brenda241977
  • Perguntado 9 anos atrás

A instituição mais poderosa na Europa durante o feudalismo.

Respostas

respondido por: MatheusMarquesFla
29
A Igreja Católica ,a questão é que todos os Reis e Nobres por igual necessitavam da igreja para manter o seu poder sobre as classes inferiores ,os Reis e nobres eram considerados descendentes de Deus e a Igreja era a sua ligação à Terra. 


brenda241977: não é , é a igreja .
enietto: Sim, era a igreja Católica, mas sua explicação está bem tortuosa e mal colocada... não é porque a nobreza e reis necessitavam dela para manter o poder sobre camponeses, como se a igreja fosse um instrumento. Isso (o domínio cultural e ideológico da igreja), de fato, acontecia, mas a razão pela qual a igreja era mais forte se devia à forma como a igreja foi se tornando a maior proprietária de terras da Europa e detentora do conhecimento do período Clássico (cont.)
enietto: o que se deu do acordo com o Rei Meroveu até o tratado de Verdun, que fragmentou as posses dos netos de Carlos Magno, mas não as terras da Igreja Católica, que continuou exercendo domínio cultural na europa e possuindo a maior parte das terras, o que garantia a ela o posto de Instituição mais poderosa da Europa, nesse momento (pelo menos até boa parte da alta idade média).
respondido por: Brendacr7
17
Seria o Clero, ou melhor dizendo a Igreja catolica romana, tinha todo poder durante os tempos antigos...

enietto: Como eu disse, SIM, era a Igreja Católica Romana, mas temos de ser específicos na resposta: "tempos antigos" é muito vago. Ela sempre teve grande influência (e continua tendo), mas nem sempre deteve a maior parte do poder. No período absolutista, por exemplo, ela não estava acima do rei (vide o Rei Henrique VIII).
Brendacr7: Então era a Monarquia Absolutista.
enietto: Não, não era, porque o absolutismo justamente marcou o fim do feudalismo. No feudalismo, o principal poder estava nas mãos da igreja Católica.
Perguntas similares