Respostas
O fogo olímpico está relacionado ao mito de Prometeu. De acordo com a mitologia grega, Prometeu, para defender os humanos, teria roubado o fogo de Héstia para poder cedê-lo aos mortais. Por isso, Prometeu foi preso por Zeus, que temia um abuso de poder dos humanos que agora conheciam o fogo. Prometeu ficou isolado e tinha seu fígado comido por uma grande água, como forma de punição, até sua libertação.
Bem, o fogo olímpico surge do mito, o mito de Prometeu onde para proteger a humanidade, ele saqueou o fogo de héstia, sendo assim acusado pelo crime e julgado por Zeus, passando por torturas até ser liberto.
A partir da criação das olimpíadas, ele surge como uma representação e demonstração da força, tendo esse mito como uma das bases.
Naquele período, os jogos olímpicos eram basicamente uma festividade religiosa, promovido em honra a Zeus.
No quinto dia das olimpíadas, os jogos acabavam, e, os atletas vencedores lideravam a procissão, indo até o templo de Zeus, onde eles eram premiados com uma coroa de louro, ganhando respeito, e, honra por parte dos espectadores e dos céus, assim como um grande banquete, sendo levados de volta cada um para sua cidade de origem, trazendo orgulho para suas terras natais.
Caso tenha interesse em outra questão sobre olimpíadas e atletismo:
https://brainly.com.br/tarefa/4592804