A filosofia de que a qualidade se faz com a participação dos funcionários inicia-se com os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) Analise as afirmativas I – consistem em pequenos grupos de funcionários, com média de um número de nove, que se reúnem, de forma regular e voluntariamente, para discutir os projetos relacionados ao trabalho, com o objetivo de sempre avançar na melhoria dos processos e do trabalho. II - Esses círculos são organizados, treinados nas técnicas de qualidade e incentivados até com premiações, pela organização, para sempre buscarem, por meio de sugestões, melhorias para a qualidade e para a produtividade, projeto de ferramentas, redução de custos, manutenção, segurança e proteção ambiental. III - Os círculos de qualidade têm grande impacto nos resultados das empresas, baseados no conceito de que quem melhor conhece o processo é quem trabalha nele, e no conceito do Kaizen, que diz respeito à busca da melhoria contínua em tudo. Este conceito prega que sempre é possível “fazer” e “ser” de uma maneira melhor. Assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: naianefritzen
10


INTRODUÇÃO:

Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca às empresas em desafio frente aos novos padrões de qualidade e produtividade, no mercado altamente competitivo.

A solução para estes novos desafios poderá ser encontrada no desenvolvimento dos CCQs, integrando os funcionários à empresa, num verdadeiro espírito de parceria.

ORIGEM:

Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os conseqüentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas.

No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma conseqüência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados. Logo a idéia se expandiu para várias empresas em todo estado. Até o início de 1981, já se somavam 100 empresas que implementaram os CCQs.

DEFINIÇÃO:

Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

OBJETIVO:

aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa;

concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de auto-controle e prevenção de falhas;

garantir a qualidade do produto;

conseguir novas idéias;

aumentar a produtividade do trabalho;

reduzir custos e diminuir perdas;

melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

PROBLEMAS QUE PODEM SER SOLUCIONADOS:

melhoria de qualidade;

melhoria de produtividade;

redução de custos;

ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc);

racionalização dos processos de fabricação;

condições de trabalho;

segurança do trabalho;

problemas em áreas administrativas;

análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos;

desenvolvimento e integração de funcionários;

etc.

ESTRUTURA BÁSICA DO CCQ:

GRUPOS:

Normalmente são pequenos grupos, composto de 5 até 12 participantes que pertençam ou não à mesma área de trabalho.

TIPOS DE GRUPOS:

GRUPO HOMOGÊNEO: é aquele formado exclusivamente por funcionários do mesmo setor e que atuam em problemas de sua área;

GRUPO HETEROGÊNEO: é aquele formado por funcionários de diferentes setores que atuam em problemas de qualquer área a que pertencem os membros, sempre respeitando e informando a hierarquia formal;

GRUPO ESPECIAL: é aquele formado para resolver determinado problema, este grupo tem como participantes elementos envolvidos com o problema.

REUNIÕES:

As reuniões podem ser feitas no próprio local de trabalho desde que as condições assim o permitam. Caso necessário deverá ser providenciado um local adequado. As reuniões costumam durar no máximo 1 hora e se repetem com um freqüência semanal ou quinzenal, devendo ser cuidadosamente planejadas.

As reuniões podem ser realizadas dentro do horário de expediente ou em horas extraordinárias, conforme orientação das gerências.

REGISTRO DE REUNIÕES:

respondido por: barbaraab12
2

Resposta:

C - Todas afirmativas estão corretas

Explicação:

Perguntas similares