• Matéria: ENEM
  • Autor: gustavotcc5200
  • Perguntado 8 anos atrás

As últimas análises de água e sedimento da Lagoa das Palminhas mostram claramente o aumento dos teores de fósforo e de nitrogênio amoniacal, ainda dentro dos parâmetros considerados aceitáveis pelo CONAMA mas com DBO — Demanda Bioquímica de Oxigênio — 2,5Xmaior que o valor máximo permitido pelo CONAMA significando aumento exagerado do consumo de oxigênio. Dispor./ve! em wAw.s<Íedeynhcres.com.br. Acesso em:7cbr. 2014 (adcpioáo). O aumento da DBO no corpo-d'água em questão indica que pode estar havendo O a) poluição por matéria orgânica. O b) contaminação por fertilizantes. O c) redução da população de peixes. O d) aumento das macrófitas aquáticas. O e) diminuição da fotossíntese na água.

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
0
Demanda bioquímica de oxigênio é a quantidade de oxigenio que é consumido no meio aquatico, seja pela degradação da matéria orgânica ou pela atividade aeróbica. 

Quando temos o aumento da dessa demanda, significa que mais oxigenio está sendo consumido. Se mais oxigenio está sendo consumido, o processo de fotossíntese, que gera oxigenio pela equação 
 6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2, não está "dando conta" de oxigenar a agua, mas não significa que seu processo está sendo diminuido. 

A decomposição da matéria orgânica aumenta a necessidade de se consumir oxigenio , ou seja, a alternativa correta é a) poluição por matéria orgânica.

O texto também fala sobre o 
aumento dos teores de fósforo e de nitrogênio, esses fatores contribuem para eutrofização da água, ou seja, mais materia organica é gerada e sua decomposição aumenta a demanda de oxigênio plas bactérias aeróbicas. 
Perguntas similares