• Matéria: ENEM
  • Autor: ingridmir7203
  • Perguntado 8 anos atrás

A seguir é apresentada a reação química que ocorre quando o etanol entra em contato com o dicromato de potássio e ácido sulfúrico, substâncias presentes no bafômetro: Equaçáo completa: K2Cr2O7(ac0+ 4H2SO.(aq)+ 3CH3CH2OH(9)-> Cr2(SOJ3M+ 7H20(I)+ 3CH3CHO(g)+ alaranjado incolor verde incolor D/secm-eí srr::http-J/qr.sscsòq.crg.br. Acesso sm:4ász. 2014. A detecção de álcool pelo bafômetro é possível graças à(ao) O a) acúmulo de água com a oxidação do álcool. O b) formação de água com a redução do cromo. O c) mudança de cor proveniente da reação do etanol. O d) conversão da função orgânica de álcool para aldeído. O e) alteração de cor do dicromato pela acidificaçâo do meio.

Anexos:

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
2
Alternativa correta:  c) mudança de cor proveniente da reação do etanol. 

Nos bafometros, tubo onde tcontem uma mistura de  
dicromato de potássio e sílica em um meio ácido. 

Se a pessoa estiver com um tor de alcool no sangue maior que o permitido, quando ela assoprar o bafometro,  ocorre uma reação de oxirredução. 

Essa oxirredução ocorre dessa maneira: 
oxidação do etanol (álcool) à etanal (aldeído) e a redução do dicromato a cromo. 
O dicromato possui uma cor alaranjada e o cromo uma cor verde, ou seja, se essa reação de oxirredução ocorrer graças a presença de alcool, o dicromato, que é laranja, irá se reduzir a cromo, que é verde, mundando assim a cor visualizada. 

Uma alternativa que pode confundir é a letra e) alteração de cor do dicromato pela acidificaçâo do meio. Porém, ela está incorreta porque o meio já é acido antes da reação, ou seja, não ocorre nenhuma cidificação. 
Perguntas similares