• Matéria: ENEM
  • Autor: jelicianesm2453
  • Perguntado 8 anos atrás

Agora aqui no salão do Metrópole, para melhor gozar da festa, Chinita precisa imaginar que está em Hollywood. Não é difícil... Basta olhar para Saiu, para os garçons dedinner-jacket{1)(o Cel. Pedrosa quando os viu deu uma risada —hê! hê! —e perguntou se oscoletinhosdos garçons eram de morim(2)), para ojazz,(o garçon traz os Martinis) para os coquetéis... Chinita toma um gole. Gostar propriamente dessa bebida ela não gosta. Mas coquetel é algo de tão chique, lembra tantos filmes... — Que tal? — pergunta Saiu. — O. K.! — responde ela, contente por se lembrar de dizeroquêi,como nas fitas americanas. Vocabulário (1) Dinner-jacket: espécie de traje fino, mais conhecido atualmente comosmoking. (2) Morim: tecido de algodão, branco e fino, mais associado a vestimenta barata. VERÍSSIMO. E. Caminhos cruzados. Sòc Paulo: Ed. Giobo. 1995. O uso de termos estrangeiros como "garçon", "dinner-jacket", "jazz", "Martini”, "o.k." atende à necessidade do autor de O a) mostrar a obediência à proposta modernista de abertura às novidades do mundo desenvolvido. O b) veicular a crítica à incorporação deslumbrada de valores culturais tidos como sofisticados. O c) qualificar o ambiente retratado como fruto da fantasia de uma jovem desligada da sua realidade. O d) representar o exotismo de valores culturais impostos a um indivíduo em busca de aceitação social. O e) expressar a disposição irônica das personagens perante o sofisticado contexto vislumbrado.

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Oi, bom dia!

Com base no enunciado, nas informações expostas acima, mas também nos conhecimentos adquiridos acerca da física, é possível afirmar que a resposta correta compreende a letra:

 b) veicular a crítica à incorporação deslumbrada de valores culturais tidos como sofisticados. 

Isso ocorre porque os modernistas utilizavam muito da crítica para expor em suas obras a insatisfação com a aculturação que ocorria no Brasil e em outras partes do mundo. Para os modernistas, era preciso valorizar a cultura inerente ao local, criando traços unicamente brasileiros e sem incorporar valores das demais regiões.

Perguntas similares