• Matéria: Biologia
  • Autor: julianacat12
  • Perguntado 9 anos atrás

João e Jose são gêmeos idênticos (possuem o mesmo conjunto de genes), mas foram criados em cidades diferentes e nunca se conheceram. Ambos começaram a fumar na mesma época (um hábito que prejudica a saúde). Pode-se afirma que o ato de fumar depende apenas dos genes de joão e José? Justifique sua responta.

Respostas

respondido por: rodrigosr12
205
   Olá! Não podemos afirmar que o hábito de fumar depende apenas dos genes dos gêmeos em questão.

   Como em tudo na vida, tudo depende de fatores genéticos em interação com o ambiente. Seria totalmente normal ainda se um gêmeo fumasse e o outro não. Podemos dizer que o "gene" sozinho não é capaz de fazer qualquer um fumar, depende das situações e ocasiões. Se a pessoa tem o "gene" que predisponha ao tabagismo , porém nunca entrou em contato com um cigarro, ela nunca desenvolverá o hábito de fumar.

    Assim sendo, não podemos dizer que o fato de eles serem fumantes depende apenas de seus fatores genéticos.
respondido por: jucileidearagap14uzd
15

Na população de insetos que você citou já existem indivíduos com características diferenciadas, que lhe garantem maior resistência a um determinado inseticida, de modo que, com o passar do tempo submetido a tal pressão, esses indivíduos mais resistentes vão alcançando maior sucesso reprodutivo e deixando mais descendentes, enquanto que os mais vulneráveis vão desaparecendo e somem com o passar do tempo, os remanescente formam uma população de insetos resistentes ao inseticida, e são tidos como os selecionados naturalmente.

Perguntas similares