“Nos estágios iniciais do capitalismo, as unidades de produção e distribuição estavam nas mãos de indivíduos isolados, a ideologia da nova ordem social valorizou o papel da iniciativa individual rumo a um progresso contínuo. Daí a historiografia do século XIX reproduzir a biografia dos “grandes homens”. As massas populares só entraram na História, após a Revolução Francesa. Não é que a visão do homem como indivíduo seja descartada, mas o indivíduo é por definição membro de um grupo social. A História trata o homem como parte de um todo, não lida com individualidades, mas com interesses comuns entre os indivíduos. O historiador não precisa, em circunstâncias comuns, tomar conhecimento de um camponês insatisfeito e isolado, mas milhões de camponeses insatisfeitos em milhares de aldeias representam o fator que nenhum historiador pode ignorar. Podemos pensar que todos os movimentos sociais são conduzidos por indivíduos que possuem liderança, entretanto, essa liderança possui uma multidão de adeptos. Números contam para a História.” (UNIMES. Material da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da História II. Aula 18_A relação da História com a sociedade e com os indivíduos). O professor de história precisa ter claro em sua preparação que não deve utilizar uma história de heróis para explicar as questões colocadas em sua disciplina, pois: Escolha uma: a. os alunos se reconhecem nas figuras heroicas que podem ser representadas como personagens de histórias de aventuras com superpoderes. b. os alunos precisam compreender que todas as pessoas são agentes históricos e, não somente, os heróis protagonizam os eventos que estudamos nos livros. c. quando o professor utiliza o exemplo de heróis nacionais (geralmente homens brancos e de elite) ele possibilita a empatia histórica, pois o aluno se reconhece na figura do herói. d. os heróis nacionais são representados nos livros como homens comuns e em um contexto social igual aos dos alunos.
Respostas
respondido por:
6
d. os alunos precisam compreender que todas as pessoas são agentes históricos e, não somente, os heróis protagonizam os eventos que estudamos nos livros.
respondido por:
1
Resposta:
Os alunos precisam compreender que todas as pessoas são agentes históricos e, não somente, os heróis protagonizam os eventos que estudamos nos livros.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás