• Matéria: Pedagogia
  • Autor: redaiurdouh423
  • Perguntado 8 anos atrás

Garcia (2005) apresenta o pronunciamento de Simão, 32 anos, lancheiro. “Eu quero falar que estou muito satisfeito com o estudo. Eu quero continuar porque é muita dificuldade a gente ler o nome de uma rua, uma vista de um ônibus, entendeu? Porque por muitas das vezes eu passei dificuldade de chegar numa loja, comprar assim um rádio, umas coisas assim, uma roupa, que pedia pra assinar o nome, coisa e tal que eu não sabia e agora graças a Deus que hoje em dia eu sei fazer esse tipo de coisa, sei ler, sei escrever, não é tanto, um pouco [...]”.


​GARCIA, Inez Helena Muniz. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE – Recife, 19 a 22 de setembro 2005. Anais. São Paulo: 2005.


Considerando o relato apresentado é possível afirmar que:


I. A participação social dos sujeitos se concretiza nas ações com fins de transformação.

II. O exercício da cidadania é um aspecto que impulsiona os indivíduos a procurarem a EJA.

​III. O nível de instrução dos sujeitos não está condicionado à participação efetiva, consciente em sociedade.

IV. A participação em sociedade se dá à medida que os sujeitos se apropriam de forma consciente do seu papel social.


Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.

Alternativa 2:
II e III.

Alternativa 3:
II e IV.

Alternativa 4:
I, II e III.

Alternativa 5:
I, II e IV.


PAG. 97

Respostas

respondido por: elu123
24
acho que é 1,2,4. Estou na dúvida da 3, alguém para ajudar?


redaiurdouh423: eu respondi I, II e IV pois a III é FALSA. "Quando se trata da EJA e, ainda, quando se colocam as questões sobre o analfabetismo, essa condição para muitos é vista como uma situação que impede os sujeitos de avançarem em seu desenvolvimento social e econômico, pois há certa dificuldade de inserirem-se no âmbito do trabalho, devido a não aquisição da leitura e escrita."
jhenifersbarbop6zbvh: também respondi 1,2 e 4
respondido por: Matheusieti
6

Sim. 1, 2 e 4 estão corretas.

As especificidade do EJA pode ser observada a partir de suas características básicas, que vão desde do auxílio do aluno à distância, até a praticidade na observação das aulas e do conteúdo a ser apresentado.

Deste modo, sua organização depende tanto do aluno quanto do professor, este primeiro que precisa estar comprometido para o aprendizado, e, o segundo que deve fornecer o acesso de uma maneira que atraia o aluno, visto que pelo fato da aula não ser presencial a atenção deste mesmo aluno pode ser facilmente perdida por elementos externos, daí caberá ao professor lidar com esses possíveis pontos.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/15075832

Anexos:
Perguntas similares