O estudo da trajetória percorrido pela Educação Física revela que a dimensão técnico-esportiva do componente de maneira geral foi priorizada; arrisco dizer que ainda fundamenta o fazer pedagógico da área em grande parte das escolas. A perspectiva Crítico-superadora se propõe a superar esta visão técnico-esportiva, propondo uma reflexão pedagógica sobre o acervo das práticas corporais.
A seguir apresento três maneiras de pensar a aprendizagem a partir do texto "Teorias de Aprendizagem" de Fernanda Ostermann e Claudio José de Holanda Cavalcante (2011).
I - O conceito central da teoria de Ausubel é o de aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. Nesse processo, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, a qual Ausubel chama de “subsunçor”, existente na estrutura cognitiva de quem aprende. O “subsunçor” é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de “ancoradouro” a uma nova informação de modo que ela adquira, assim, significado para o indivíduo: a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação “ancora-se” em conceitos relevantes pré-existentes na estrutura cognitiva. (p.34)
II - A concepção skinneriana de aprendizagem está relacionada a uma questão de modificação do desempenho: o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou. O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter. (p.7)
III - Os sistemas de signos, a linguagem, os diagramas que o professor utiliza têm um papel relevante na psicologia Vygotskyana, pois a aprendizagem depende da riqueza do sistema de signos transmitido e como são utilizados os instrumentos. O objetivo geral da educação, na perspectiva vygotskyana, seria o desenvolvimento da consciência construída culturalmente. (p.43)
Assinale a teoria que dialoga com a proposição dos idealizadores da Pedagogia Crítico-superadora.
a.
II e III
b.
III
c.
I e III
d.
I e II
e.
I apenas
Respostas
respondido por:
33
RESPOSTA CORRETA LETRA: B-III
Arthurlinux:
correta respodta
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás