A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 deu-se na crise mundial.Como essa crise afetou o Brasil? Comente sobre as forças políticas que apoiaram? ME AJUDA GENTE POR FAVOR!
Respostas
A Crise em questão é a Crise da Bolsa de 1929, uma crise mundial do capitalismo que começou nos Estados Unidos e afetou seriamente a nossa economia.
Nosso principal produto de exportação era o café, um artigo de luxo, e como o mundo estava em crise as pessoas simplesmente pararam de comprá-lo, o que enfraqueceu as elites nacionais (donas das fazendas de café) e fortaleceu seus grandes adversários, a Aliança Liberal Nacional.
Vargas foi apoiado pelo movimento tenentista e outros setores progressistas brasileiros, tanto os militares quanto outros defensores do modelo desenvolvimentista de industrialização.
Explicação: Esse período de crise conhecida como a Crise da Bolsa de 1929 foi o período de crise mundial no capitalismo que começou nos Estados Unidos e afetou seriamente a economia brasileira. Como o principal produto de exportação era o café, com este período de quebra da economia os compradores deixaram decomprar, o que de certa forma enfraqueceu as elites nacionais, ou seja os donos das terras cafeeiras e fortaleceu ainda mais os opositores, conhecidos por Aliança Liberal Nacional.
Vargas foi apoiado durante o período pelo movimento tenentista e alguns outros setores progressistas, como os defensores do modelo desenvolvimentista e militares.