• Matéria: Pedagogia
  • Autor: natholiveira1209
  • Perguntado 8 anos atrás

A comunicação tem como objetivo a transmissão de mensagens e utilizamos a língua como um instrumento de comunicação, ou seja, é um sistema de sinais vocais e é comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade. Dessa forma, ela pode sofrer alterações somente pela ação da comunidade e não de um único indivíduo. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I- A língua perde o seu caráter de produto social, se os novos significados que forem surgindo, não forem fruto de uma convenção, de um contrato coletivo. II- A dicotomia língua e fala foi estabelecida por Saussure e ambas estão estreitamente conectadas, esta é necessária para que aquela seja inteligível e produza todos os seus efeitos. III – A fala é uma criação individual e possui um caráter privado.

Respostas

respondido por: ferretti
1
I- A língua perde o seu caráter de produto social, se os novos significados que forem surgindo, não forem fruto de uma convenção, de um contrato coletivo.
Correto. Mas nota-se que é impossível que novos significados surjam foram de um contrato coletivo, pois tudo na linguagem se dá no social.

II- A dicotomia língua e fala foi estabelecida por Saussure e ambas estão estreitamente conectadas, esta é necessária para que aquela seja inteligível e produza todos os seus efeitos.
Correto. A língua é fundamental para que a fala traga significados - é ela, afinal, quem atribuí símbolos aos sons.

III – A fala é uma criação individual e possui um caráter privado.
Falso. A fala não é uma criação individual e nem tem caráter privado, pelo contrário: é uma criação coletiva e tem caráter social.
Perguntas similares