Respostas
O tema Educação Especial levou a refletir
sobre problemas que antes não faziam parte do nosso cotidiano, mas quando se
agarra uma causa e se estuda a fundo, transferem-se todas as dificuldades e
preconceitos existentes com relação a este assunto para a nossa própria vida. A
sociedade fala de igualdade em relação aos seres humanos, porém sabe-se que a
realidade não é bem assim, a criança com algum grau de deficiência é vista por
esta mesma sociedade como um indivíduo incapaz de aprender. E esta incapacidade
seria decorrente de suas limitações.
É importante para toda a sociedade refletir sobre o processo da Inclusão e Integração do Aluno surdo com Necessidades Educacionais Especiais no âmbito do sistema regular de ensino com a finalidade de construir uma prática inclusiva, dando ênfase, também, ao ensino aprendizagem, formação dos profissionais e uma reflexão sobre a educação especial por meio das leis, decretos e legislações vigentes no Brasil o que há de concreto e originado sobre a elaboração de políticas públicas educacionais para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEs).
A educação existe desde os séculos passados, e com o tempo a educação alcançou lugar de destaque na busca pelo conhecimento e pela formação de profissionais; alvo de críticas ou não, a educação tem fundamental importância na trajetória de vida de todos os seres humanos. Atravessadas muitas barreiras e muitos preconceitos, hoje a educação está se voltando para as crianças e jovens com necessidades educacionais especiais.
O tema Educação Especial levou a refletir sobre problemas que antes não faziam parte do nosso cotidiano, mas quando se agarra uma causa e se estuda a fundo, transferem-se todas as dificuldades e preconceitos existentes com relação a este assunto para a nossa própria vida. A sociedade fala de igualdade em relação aos seres humanos, porém sabe-se que a realidade não é bem assim, a criança com algum grau de deficiência é vista por esta mesma sociedade como um indivíduo incapaz de aprender. E esta incapacidade seria decorrente de suas limitações.
Em linhas gerais, pode-se dizer que há muito tempo, os profissionais da educação questionam-se a respeito da exclusão na educação. A exclusão é oriunda de diversas situações, como, por exemplo, dificuldade de aprendizagem, problemas de ordem econômica, étnica, psicossocial, física e tantas outras, e vem se acentuando com o novo modelo econômico, o Neoliberalismo, que faz com que a renda se concentre nas mãos de poucos, gerando ainda mais pobreza e colocando grande parte da população à margem da sociedade, excluída dos seus direitos como ser humano e como cidadão.
No que se refere aos alunos surdos, assim como qualquer aluno portador de necessidade especial, os problemas se agravam ainda mais, pois os mesmos carregam consigo os preconceitos arraigados, durante várias gerações, que os classificam como seres incapazes, improdutivos, incômodo para a família e para a sociedade.
Fiz uma breve reflexão, veja se consegui te auxiliar!