• Matéria: ENEM
  • Autor: franmiranda3534
  • Perguntado 8 anos atrás

TEXTO I A Escola de Frankfurt elabora uma concepção conhecida como Teoria Crítica, na qual distingue duas formas da razão: a razão instrumental e a razão crítica. A razão instrumental é a razão técnico-científica, que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrário, a razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente se tiverem como finalidade a emancipação do gênero humano. CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paub: Ed. Ática, 2000. p. 60 (adaptado). texto n [As ciências naturais] me fizeram ver que é possível chegar a conhecimentos que sejam úteis à vida, e que, em lugar dessa filosofia especulativa que se ensina nas escolas, se pode encontrar uma filosofia prática, pela qual, conhecendo a força e as ações do fogo, da água, do ar, dos astros, dos céus e de todos os outros corpos que nos cercam, tão distintamente como conhecemos os diversos misteres de nossos artífices, poderíamos empregá-los da mesma maneira em todos os usos para os quais são adequados, e assim tornar-nos como que senhores e possuidores da natureza. DESCARTES, R. Discurso do método [comentários: Dents Huisman]. Brasília: UnB, 1998. p. 79. Vários filósofos da contemporaneidade - entre eles os pensadores associados à Escola de Frankfurt - criticaram a concepção moderna da ciência como fonte de diversos problemas sociais e ambientais a partir de sua relação com o capitalismo. Em acordo com a distinção entre razão instrumental e crítica no Texto I, identifica-se no Texto n um dos pontos de apoio a tais críticas na concepção cartesiana de que a) o valor de todas as coisas da natureza deve ser medido em termos econômicos. b) a ideia clássica da natureza como constituída por quatro elementos está correta. c) o mundo é colocado em dúvida, de forma que seus eventos são irrelevantes ao pensamento d) a filosofia é fundamentalmente prática e separada do pensamento reflexivo. e) a natureza pode ser dominada sem qualquer referência à noção de valores éticos.

Respostas

respondido por: maarigibson
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Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a E.


Conforme o texto n, trazido pela questão, é possível perceber que o autor (Descartes) afirma que a natureza deve ser dominada pelo homem, para que ele retire todo o seu potencial e possa aproveitá-la conforme seus interesses. Isso se contrapõe ao texto I, que é uma crítica de alguns autores da Escola de Frankfurt, que se opõe a essa visão, de utilização da natureza sem pudor, sem resguardar valores éticos.


Espero ter ajudado!

respondido por: jeancloudvandame63
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