• Matéria: ENEM
  • Autor: lordhdjd5928
  • Perguntado 8 anos atrás

Falarmos sobre movimento social significa colocarmo-nos no ponto de vista dos atores, isto é, dos atores que sâo, ao mesmo tempo, conscientes do que têm em comum, ou seja, dos mecanismos de conflitos e dos interesses particulares que os definem uns contra os outros. TOURAINE. Alain. Na fronteira dos movimentos sociais. In: Sociedade e Estado. Brasília, 2006. Na análise feita por Alain Touraine sobre os movimentos sociais, importa destacar que, para pensá-los e desenvolver uma análise, deve-se levar em conta os(as) a) consciências de classe e empenho dos trabalhadores. b) conflitos e prioridades dos governos e do Estado. c) manobras e estratégias dos movimentos de resistência. d) metas e pontos de vistas dos atores externos. e) interesses e ações dos indivíduos que compõem o grupo.

Respostas

respondido por: winederrn
1
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Como sabemos, os movimentos sociais existem para lutar pelos direitos de uma determinada classe ou parcela da sociedade. No Brasil, o símbolo da luta pela reforma agrária é o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (movimento social).

No caso do exemplo que foi dado, as pessoas lutam pela terra, por uma reforma agrária. Desta forma, podemos compreender que, para o autor, a luta dos movimentos sociais é baseada nas ações e interesses comuns das pessoas. 


Diante disto, a alternativa correta é:

"e) interesses e ações dos indivíduos que compõem o grupo".


Espero ter contribuído.
Perguntas similares