• Matéria: ENEM
  • Autor: claramotta1219
  • Perguntado 8 anos atrás

Em diversas ocasiões, a princesa ousou aparecer em público com camélias a lhe enfeitar o vestido. Tal era o comprometimento do trono, sob a regência de Isabel, que o próprio Palácio Imperial, por fim, transformou-se numa espécie de filial, sem faltar sequer uma boa plantação de camélias em Petrópolis. Revista Nossa História, n. 7. p. 29. ma© 2004. Sobre a relação do trono imperial brasileiro com o movimento abolicionista, na segunda metade do século XIX, existem algumas discussões acerca do envolvimento favorável ou não ao movimento. Sendo as camélias um dos símbolos do movimento abolicionista à época, o trecho nos leva à conclusão de que, na relação da monarquia brasileira com o movimento, a princesa Isabel a) hesitava entre abolir ou não a escravidão. b) queria pôr fim aos quilombos cariocas. c) tentava uma ruptura drástica com a imigração. d) apoiava o movimento abolicionista. e) salientava a resistência ao abolicionismo.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
1
Alternativa d - apoiava o movimento abolicionista

Em vários trechos da própria questão podemos observar a confirmação da respostas, ou seja, a de que a Princesa Isabel era a favor do movimento abolicionista.

1- Levemos em consideração de que o primeiro fundamento gesta-se pelo fato de que os que eram a favor do movimento abolicionista utilizavam como símbolos camélias. Neste contexto podemos observar a seguinte afirmativa no texto: " princesa ousou aparecer em público com camélias a lhe enfeitar o vestido "

2 - Podemos confirmar essa afirmativa em outro trecho do texto que nos deixa bem claro que no próprio palácio da princesa, " não faltava sequer uma boa plantação de camélias em Petrópolis"

3- A própria história nos confirma a afirmativa, uma vez que foi a Princesa Isabel que assinou no dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravatura do Brasil.

Perguntas similares