• Matéria: ENEM
  • Autor: JoelsonRibeiro5374
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerando-se a linguagem verbal e nâo verbal, nota-se que o cartum a) critica a dependência religiosa de muitas pessoas. b) defende implicitamente o ateísmo. c) ironiza as crenças politeístas. d) sugere o respeito por todas as religiões. e) opõe-se ao monoteísmo.

Anexos:

Respostas

respondido por: MarciaAguilar
0
Olá!


Na charge há uma pessoa chegando ao céu (ao final de uma escada) e encontra uma placa com os dizeres: "Bem vindo ao céu. Mantenha sua religião para você mesmo". O outro personagem, que já estava no céu, possivelmente um santo devido à auréola em sua cabeça, afirma que, ironicamente, é isso (ausência de disputas religiosas) que faz o céu ser tão pacífico.


A interpretação sugere que a razão de não haver paz na Terra é a disputa de valores entre diversas religiões, que buscam se auto-afirmar sem a postura de ouvir o outro. Ao contrário, buscam sempre convencer o diferente de que a sua religião é a correta.


Como a placa indica que se mantenha a religião consigo mesmo, há o pressuposto que pessoas de distintas religiões têm acesso a entrar no céu. Assim, o céu não é exclusividade das pessoas que professam a religião cristã. Portanto, na charge é expressa uma oposição ao monoteísmo (alternativa e).


Espero ter ajudado!
Perguntas similares